slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Tofacitinib na Retocolite Ulcerativa: cicatrização da mucosa e remissão

Tofacitinib é um medicamento imunossupressor, da classe dos inibidores JAK*, disponível em forma de comprimido, indicado para o tratamento da artrite reumatoide, moderada e grave em atividade, que não teve boa resposta ao Metotrexate. Tofacitinib apesar de ser em comprimido age de forma semelhante, ao medicamento biológico, é uma molécula pequena que inibe a produção de citocinas e diminuí a reação inflamatória da doença artrite reumatoide. É comercializado como Xeljanz pela Pfizer.

Os pesquisadores da Pfizer estão realizando testes com o Tofacitinibe em portadores adultos de retocolite ulcerativa moderada a grave, previamente tratados com algum anti-TNF e também com aqueles que nunca utilizaram anti-TNF.  Já na segunda semana de testes foram observados melhora nos sintomas, com uma dose via oral de 10 mg duas vezes ao dia, havendo cicatrização da mucosa intestinal além de indução da remissão.

Xeljanz é o primeiro inibidor JAK sendo avaliado para retocolite ulcerativa e também é o primeiro e único inibidor JAK aprovado em mais de 40 países para o tratamento de segunda linha da artrite reumatóide moderada a grave. Até o final deste ano são esperados mais resultados com as pesquisas.

Durante o 11º Congresso da Organização Europeia de Doença de Crohn e Colite Ulcerativa, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de março, em Amsterdam, foram apresentados pela Pfizer sete resumos de trabalhos sobre as pesquisas com Tofacitinibe na retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Você pode encontrar mais informações sobre esses trabalhos aqui: http://goo.gl/9mYla1

*JAK: é uma família de tirosina-quinases intracelulares que participam da cascata de sinalização de citocinas por associação com receptores de citocinas específicos. Atuam sobre os fatores de transcrição STAT na via de sinalização denominada como via JAK/STAT. É constituída pelas JAK1, JAK2 e JAK3 e pela tirosina quinase-2 (TYK2). A formação do complexo receptor das IL/JAK leva à fosforilação das STAT, proteínas citoplasmáticas latentes, envolvidas na transmissão de sinais extracelulares ao núcleo. As proteínas STAT fosforiladas são então translocadas para o núcleo onde iniciam a transcrição de mais citocinas inflamatórias.

http://goo.gl/HjXqkJ
Quando o Tofacitinib chega ao interior da célula, ele se liga ao sítio ativo da JAK (alvo principal JAK1/JAK3), inibindo a autofosforilação e ativação destas que não podem, então, fosforilar os receptores de citocinas e não ocorre assim, a ligação da via JAK/STAT. Os fatores de transcrição STAT não migrarão para o núcleo e não haverá ativação da expressão gênica - inibição da transcrição de genes e da produção de citocinas. Terapias biológicas, tais como inibidores de TNF e anticorpos monoclonais, inibem citocinas única ou seus receptores fora da célula. 



http://goo.gl/QdIBuR


Sobre a metabolização do Tofacitinib, é 70% pelo fígado e 30% pelos rins. A sua liberação hepática é mediada predominantemente pelo sistema CYP3A4, portanto, uma interação significativa pode ocorrer com outras drogas que inibem o CYP3A4, tais como o cetoconazol e fluconazol.

Fontes:
Xeljanz: http://ra.xeljanz.com/
IBD News Today: http://goo.gl/bdgvbs
Pharma Time Digital: http://goo.gl/RtFGTR
Blog Artrite Reumatóide: http://goo.gl/8YSCMI
Biologic agents for IBD: practical insightshttp://goo.gl/QdIBuR
Tofacitinib, an Oral Janus Kinase Inhibitor, in Active Ulcerative Colitis: http://goo.gl/XV5biI

Como sempre tenho feito, disponibilizo meu e-mail, farmaleachou@gmail.com, assim como o blog e página do blog no Facebook para conversamos sobre os textos apresentados aqui. Sintam-se à vontade para compartilhar mais alguma informação ou esclarecer alguma dúvida. Críticas e sugestões sempre bem vindas também. Gostaria de ver algum assunto por aqui? Deixe uma mensagem ou envie um e-mail com a sua sugestão.

Página: https://www.facebook.com/FarmaleAchou
Twitter: https://twitter.com/Farmale
Instagram: https://www.instagram.com/farmale

Móveis Inspirados em Montessori

Aqui também tem promoção para os pequenos! Sou mãe de uma pequena que adora Montessori e não poderia deixar de compartilhar com vocês as promoções, dicas e tudo que for relacionado ao método de ensino que sou fã.

Esses móveis são inspirados em Montessori porque não limitam as crianças e bebês. Observem a altura de tudo, estante, cama, tudo sempre à altura dos pequenos, facilitando a locomoção e permitindo que a criança possa chegar onde deseja, ou alcançar aquilo que deseja sem necessitar da interferência de um adulto.

Mais um detalhe interessante nesses móveis, você mesmo pode montá-los sem a necessidade de um técnico para isso. Comprou, recebeu e em instantes você mesmo monta.

Uma obs: o único móvel que não está de acordo com o método é a mesinha com cadeira, pois são interligados. 

Quer conhecer mais? Clica aqui neste link: http://goo.gl/3PZay8


Campanha de Conscientização do Câncer de Intestino em Governador Valadares (MG)

Vocês provavelmente já viram imagens do intestino, principalmente quem tem doença inflamatória intestinal. Acho que é um dos órgãos que mais temos intimidade do nosso corpo, certo?

A ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino) levará para Governador Valadares, em abril, um intestino gigante onde as pessoas poderão observar reproduções das doenças, além de 4 vídeos de 1,5 minutos, falando sobre a prevenção do câncer e sobre as doenças que são visualizadas durante o percurso.

Aqui estão as informações sobre a exposição:

"O Intestino Gigante (IG) é uma réplica estilizada do intestino grosso, inflável de grandes dimensões, que reproduz lesões como o pólipo, tumor responsável pelo aparecimento do câncer, quando não diagnosticado e extraído em tempo hábil. Outras lesões como a retocolite ulcerativa, doença de Crohn, hemorroidas também são visualizadas no modelo, enquanto os visitantes podem ver as lesões receber mensagens por vídeo de curta duração no interior do modelo e que informam sobre a prevenção do câncer do intestino e cuidados gerais de saúde. Folhetos informativos sobre o tema serão distribuídos a todos os visitantes.
“Nosso objetivo é ressaltar a importância da prevenção da doença ou mesmo a detecção ainda no seu início e informá-las sobre as formas de tratamento”, explica a Dra. Angelita Gama, presidente da ABRAPRECI.
A exposição do Intestino Gigante já foi feita em numerosas capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Maceió, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Vitória, Manaus, Belém, Campo Grande, Porto Alegre bem como em diferentes cidades do interior dentre as quais: Campinas, São José do Rio Preto, Santa Cruz das Palmeiras, Bauru, Cascavel, Juiz de Fora, Caratinga dentre outras.
Também foi exibida a pedido do Presidente da Associação Internacional de Câncer Digestivo (IDCA) e em seguida em três das maiores cidades canadenses, permanecendo naquele país por um mês.
No total, mais de 200.000 pessoas já visitaram o IG e receberam informações sobre a prevenção do câncer do intestino.
Saiba mais sobre a doença
O tumor de intestino, em geral, cresce de forma silenciosa. Os sintomas só aparecem quando o câncer já está mais desenvolvido. São eles: sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e constipação alternados), necessidade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia, sensação de gases ou distensão e perda de peso sem causa aparente.
Alimentação e hábitos de vida saudáveis são os principais aliados para a prevenção da doença. Dieta rica em fibras, frutas e vegetais frescos parecem ter efeito protetor sobre a doença enquanto que o consumo de gordura animal e de álcool são fatores de risco reconhecidos. A obesidade e sedentarismo, o tabagismo, são também fatores de risco para o aparecimento do câncer de intestino Exames mais complexos como a colonoscopia são de grande importância, principalmente nos indivíduos considerados de risco ou com sintomas intestinais específicos. Este tipo de exame pode fazer o diagnóstico e em alguns casos permite a remoção de pólipos, que são lesões precursoras do câncer do intestino. Entre os exames fundamentais para o diagnóstico precoce está a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, que permite detectar a presença de pólipo no intestino ou mesmo tumores nos estágios iniciais. As pessoas com antecedentes pessoais ou familiares de pólipos benignos, câncer do intestino, retocolite ulcerativa, câncer de mama, ovário ou útero devem procurar um médico para orientação sobre possíveis formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do intestino.
Funcionamento da visita
Os visitantes assistem a um vídeo (2m) de introdução ao tema.
Em seguida são conduzidos para o interior do IG em grupos de 6 a 7 pessoas acompanhadas de monitores. No interior do IG eles poderão observar reproduções das doenças, além de 4 vídeos de 1,5 minutos, falando sobre a prevenção do câncer e sobre as doenças que são visualizadas durante o percurso.
Ao final da visita, os visitantes são questionados se têm dúvidas e, em caso positivo, encaminhados de acordo com a natureza de sua dúvida, às nutricionistas, enfermeiras ou médicos de plantão.

Campanha Conscientização sobre o Câncer de Intestino
Governador Valadares:
Data: 1 a 3 de abril
Horário: 10:00hs às 22:00hs
Local: GV Shopping
Rua Sete de Setembro, 3.500 – Centro/Governador Valadares"


Fonte: http://goo.gl/Mm3Nnq

PROJETO DE LEI - Institui a Semana de Sensibilização e Defesa dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais e dá outras providências

Está aberta em MG a votação para um projeto de lei que irá beneficiar todos os portadores de DII. Eu sou do Rio de Janeiro e já votei! Não poderia deixar de apoiar os amigos mineiros, estamos na mesma luta e sabemos a importância de conscientizar mais e mais pessoas sobre a DII.
Vá até o site, faça um cadastro bem pequeno e dê o seu voto! Juntos Somos Mais Fortes Que a Doença!

Link para votar: http://www.almg.gov.br/atividade_parlamentar/tramitacao_projetos/interna.html?a=2016&n=3327&t=PL

PL 3327 2016 - PROJETO DE LEI: 

Institui a Semana de Sensibilização e Defesa dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais e dá outras providências.

Compartilhem e tragam mais pessoas para a votação!


Eu entendo você e quero conhecer a sua história

Muitos de nós, não apresentamos manifestações físicas aparentes da doença inflamatória intestinal e por isso, algumas pessoas tendem a ignorar as nossas dores, acham que estamos exagerando. Quantos de vocês já não passaram por isso?

Desmarcamos compromissos, mudamos ou abandonamos planos e com isso, quem não entende a nossa doença, imagina que somos preguiçosos. Ah! Mas se soubessem das nossas dores... pois saiba que eu estou me dedicando a mudar isso! Como? Pesquisando, estudando e trazendo informações seguras para o blog. Eu sou Farmacêutica e sempre fui apaixonada por Atenção Farmacêutica, pelo cuidado em deixar o paciente seguro com a sua condição e assim contribuir com a sua adesão ao tratamento. 

Vocês encontrarão por aqui textos sobre a DII, sobre o tratamento, o que está acontecendo em outros países, receitas simples e saudáveis, divulgação do trabalho das associações e muito mais. O blog foi criado em 2003, mas eu nunca havia me dedicado em conscientizar as pessoas sobre a DII, mas a vida, ou melhor, a doença (eu tenho Crohn), modifica os nossos planos, então desde o ano passado venho fazendo mudanças no blog para que ele seja útil de alguma maneira para todos que têm alguma DII ou que conhecem alguém com essas doenças. 

Gostaria de contar com a participação de vocês! Com suas histórias de vida, com suas dicas sobre temas, vamos trocar mais aqui! Deixem comentários ou se preferirem, podem enviar e-mail: alede75souza@gmail.com, também podem deixar mensagem na página do blog no Facebook: www.facebook.com/FarmaleAchou Conto com a participação de vocês!

Vamos mudar esse cenário e mostrar para as pessoas que somos confiáveis, a doença que não é! 



Feliz Dia Mulheres Com DII!

Desejo para todas nós, mulheres com a doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa, dias com mais respeito, empatia, apoio e compreensão.



Poema Sobre a Doença de Crohn

Encontrei esse poema em uma página no Facebook que eu sigo, o link é esse aqui: https://goo.gl/6kYA37 

Achei que se encaixa bem na nossa realidade quando a doença está ativa, concordam? Quais os maiores problemas que vocês encontram quando estão em crise? Para mim a diarréia, como não tem hora marcada, algumas vezes me fez chegar atrasada em alguns compromissos. 

Quem tem doença de Crohn (eu tenho) ou retocolite ulcerativa, sabe bem que durante as crises, são horas sem fim no banheiro, são compromissos adiados, dores que levam ao cansaço físico e mental, mas somos muito fortes, temos que ser fortes! Coloque na sua cabeça que você não é a doença, ela apenas faz parte da sua vida.

Conheça a página no Facebook: www.facebook.com.br/FarmaleAchou
Siga no Twitter: https://twitter.com/Farmale

Compartilho informações sobre saúde, alimentação, hábitos de vida saudáveis, vamos trocar informações sobre a DII. Tem algum assunto que você gostaria de ver no blog? Escreva aqui nos comentários! 


Bolo de Cacau com Abobrinha

Achou estranho um bolo de cacau levar abobrinha? Pois é, também achei, mas resolvi experimentar, e já te adianto que ficou muito gostoso, macio e molhadinho. Hum... ficou com vontade? Então vamos fazer! Depois me conta o que achou. Ah, é sem lactose!

Agora, se você acha que vou ficar falando abobrinhas, está muito enganado! Para dar uma levantada na moral da abobrinha, convidei a minha prima Danielle Oliveira que é Engenheira de Alimentos, pós-graduada em Gestão de Segurança Alimentar, Supervisora de Segurança de Alimentos/ABNT NBR 15048 e Auditora Líder de Certificação ISO 9001:2008. Viu? Aqui no blog não tem achismos não, eu procuro informação correta e quando necessário convido profissionais qualificados para compartilharem seus conhecimentos. Então vamos as informações que a Danielle Oliveira tem sobre a abobrinha?

Farmale: Como a abobrinha pode enriquecer essa receita nutricionalmente?
Danielle Oliveira: A abobrinha dá uma textura úmida e macia ao bolo, além de deixar mais nutritivo, rico em fibras, com vitamina A, selênio, fósforo, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B, celulose e cálcio. Sim, cálcio! Não leva lácteos mas a abobrinha enriquece a receita com esse mineral. Esse alimento é um aliado do coração e da uma forcinha para os ossos.

Farmale: A abobrinha pode ajudar na prevenção de doenças?
Danielle Oliveira: A abobrinha é uma aliada na prevenção do câncer, pois as suas fibras ajudam nos movimentos intestinais saudáveis e regulares. Essas fibras colaboram na prevenção de possíveis toxinas cancerígenas se estabalecerem no cólo. Com a correria do nosso dia, as vezes apelamos para os industrializados, que em sua maioria, contém aditivos alimentares e outras substâncias prejudiciais ao nosso organismo, então, a ingestão de fibras, pode ajudar na eliminação desses venenos. Quanto menos tempo essas toxinas ficarem dentro da gente melhor! A vitamina C, vitamina A e o ácido fólico encontrados na abobrinha, atuam como antioxidantes, combatendo o estresse oxidativo que pode levar à diferentes tipos de cânceres.

Farmale: E a celulose? O que é isso?
Danielle Oliveira: É uma fibra insolúvel, sua função é diminuir o tempo do trânsito intestinal, aumentar o bolo fecal, prevenindo a prisão de ventre e hemorróidas. Dica: se estiver com diarréia, evite esse bolo, pois além das fibras insolúveis tem cacau que contém teobromina e cafeína (irritantes gástricos). Agora, se está tudo bem, pode comer sem culpa!

Vamos aos ingredientes e ao preparo?

Ingredientes:
1 abobrinha* pequena
1/2 xícara de óleo (usei girassol)
1/2 xícara de açúcar mascavo*
2 ovos*
2 colheres de sopa de cacau* em pó
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó 
*ingredientes orgânicos

Preparo: Bater no liquidificador a abobrinha picada, o óleo, açúcar mascavo, os ovos e o cacau. Despejar numa tigela e acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó, bater (com um fouet ou batedeira) a massa até ficar homogênea, usar uma forma pequena e levar ao forno por 15 minutos (o tempo pode variar, fique de olho qdo chegar aos 15 minutos). Faça o teste do palito ou garfo espetando a massa, se sair seco está pronto. Não abra antes dos 15 minutos, pode solar. 


Algumas observações sobre a receita:

Pode usar o óleo que você preferir. O óleo de coco foi utilizado na receita original, mas eu acho que deixa um sabor marcante, então como já fiz esse bolinho diversas vezes, gosto de ir modificando alguns igredientes e assim ter um novo sabor. 

A receita original levou menos açúcar, somente 1/3, mas como eu usei dessa vez o cacau, que é um pouco amargo, preferi adoçar um pouco mais. Não tem açúcar mascavo em casa? Ok! Use o que você tiver aí, mas lembre-se que com o mascavo, você agrega mais nutrientes à sua receita. Ainda sobre a receita original, foi utilizada a alfarroba. Você conhece? Segundo a Danielle Oliveira,  o pó ou a farinha de alfarroba, derivados da polpa da vagem torrada e moída, são utilizados para substituir o cacau. A alfarroba é uma vagem de cor marrom escuro e adocicada, é um alimento de elevado valor nutritivo: contém vitamina B1, vitamina B2, vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, potássio, sódio, também conhecida como "chocolate saudável".  A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como, a cafeína e a teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e a alta quantidade de fibras naturais são um benefício para a flora intestinal.

Com todos esses benefícios, tenho certeza que você vai utilizar mais vezes a alfarroba na sua dieta. Só não utilizei dessa vez, pois como eu escrevi, já fiz muitas vezes esse bolo com alfarroba e resolvi experimentar com cacau.

Essa receita é bem simples, um bolinho saboroso e nutritivo para o seu lanche. Compartilho aqui com vocês o link do canal As Delícias do Dudu, que muito me ajuda com receitas que simplificam o dia a dia. Esse canal faz parte do site da Thais Ventura uma mãe super dedicada à alimentação da sua cria. São receitas com baixo teor de açúcares e gorduras, indicadas para crianças e tem receitas para os bebês também. 

Descobri As Delícias do Dudu quando estava grávida em busca de uma alimentação saudável e longe de industrializados para a minha filha. Um ano e meio depois do nascimento da minha filha, fiz uma cirurgia onde parte do meu intestino foi retirada (eu tenho doença de Crohn) e assim entendi, com a ajuda de uma Nutricionista, que a alimentação pode nos ajudar ou prejudicar muito. Algumas receitas da Thais Ventura também começaram a fazer parte da minha nova rotina alimentar, pois antes da cirurgia, somente me preocupava com a alimentação da minha filha. As vezes precisamos levar uns sustos para dar valor a vida, não é mesmo?


Aqui o video com a Thais Ventura ensinando a fazer o bolo, o dela é com alfarroba:


Com as mudanças aqui no blog, para quem ainda não observou, alguns textos irão contar com a contribuição de alguns profissionais para enriquecer os textos com informação segura. Hoje contei com a contribuição da Danielle Oliveira que é formada em Engenharia de Alimentos/Estácio de Sá. Pós-graduada em Gestão de Segurança Alimentar/SENAI. Certificação: Supervisora de Segurança de Alimentos/ABNT NBR 15048. Auditora Líder de Certificação ISO 9001:2008. Contato: danioliveira@osite.com.br


Visite aqui a página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!


O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Aedes aegypti, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa




Essa semana, o Aedes aegypti, passou de vilão à mocinho: ele pode ser útil no tratamento da doença inflamatória intestinal (DII) - doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RCU). Boa notícia, concordam? Mas não adianta você fazer criação de mosquito e deixar ele sugar seu sangue, ok? É só uma pesquisa, muito promissora, ainda sendo realizada em modelos animais (camundongos). Continue eliminando criadouros com água parada, usando repelente, continue a guerra ao mosquito, pois ele transmite doenças graves e, para nós que usamos imunossupressores pode ser maior a gravidade. Então vamos entender como o mosquito transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya, febre amarela pode ser útil na DII. Segundo a notícia divulgada pelo telejornal da Rede Record, pesquisadores descobriram que a saliva do Aedes Aegypti possui moléculas com potencial farmacológico para atuar como imunomoduladores na DII.
Primeiramente quero conversar com você sobre o mosquito, especificamente sobre a sua alimentação, pois assim ficará mais fácil entender como pode haver esse potencial farmacológico, ou seja, a possibilidade de ser utilizado na fabricação de um medicamento.
Os mosquitos possuem mecanismos bem complexos para sugar o sangue da sua vítima e por isso, escolhi algumas partes de um texto da biblioteca on line do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT – EM) da UFRJ, para você entender o porquê do grande interesse dos pesquisadores nos mosquitos.


"Uma vez que um artrópodo hematófago pousa ou escala até um ponto onde é possível efetuar a perfuração da pele do hospedeiro, vários estímulos locais são usados para identificar a posição adequada onde será feita a refeição. Quimioreceptores localizados na extremidade das partes bucais ou nas antenas inspecionam a pele na busca de “sabores” adequados. Mecanoreceptores, por sua vez, presentes nas extremidades das partes bucais indicam qual a melhor posição para a penetração da pele. Os hematófagos têm necessidade vital em driblar os mecanismos hemostáticos, inflamatórios e imunológicos dos seus hospedeiros e obter com sucesso o seu repasto sanguíneo. Uma vez que a penetração da pele ocorra, será despejada no sítio de alimentação uma série de moléculas que irão modificar localmente a fisiologia do hospedeiro vertebrado. Tais modificações favorecem o artrópodo hematófago na medida em que aumentam as chances de aquisição de sangue cujas propriedades hemostáticas estão alteradas. Para isto, a saliva de animais artrópodes sugadores de sangue e eventualmente o intestino são verdadeiros arsenais de moléculas com funções anti-hemostáticas. Adicionalmente, a saliva da maioria dos animais hematófagos, também apresenta moléculas que interferem no controle da resposta imune e inflamatório do seu hospedeiro.
(...)
Os animais hematófagos desenvolveram ao longo do processo evolutivo, mecanismos diferentes para se opor a hemostasia do hospedeiro durante a refeição sanguínea como: a inibição de agregação plaquetária, a utilização de vasodilatadores, a inibição da coagulação sangüínea e a ativação do processo fibrinolítico. As estratégias antihemostáticas utilizadas pelos animais hematófagos são muito variadas, sendo baseadas em inúmeras substâncias que interferem em diferentes pontos da hemostasia. Diversas substâncias provenientes de animais hematófagos têm sido descritas, sendo grande parte delas provenientes da saliva desses animais. É interessante notar que a saliva dos hematófagos possui substâncias que atuam sobre vários alvos no sistema hemostático do hospedeiro e, em algumas espécies, a saliva possui mais de uma substância que inibi uma mesma enzima envolvida na hemostasia. Esta redundância faz com que os animais hematófagos sejam extremamente eficientes.
(...)
O volume de sangue do hospedeiro vertebrado ocupa cerca de 5% do volume da pele, tornando difícil a localização imediata de vasos sanguüíneos pelo animal hematófago durante a picada. Para facilitar a localização dos vasos sanguíneos, os hematófagos utilizam substâncias capazes de dilatá-los facilitando a localização dos mesmos, e consequentemente diminuindo o tempo de busca para uma alimentação rápida (por exemplo) o que resulta em um tempo menor de interação com o hospedeiro, aumentando assim a chance de sobrevivência do ectoparasita. Outra vantagem da utilização de vasodilatadores é o aumento do aporte sanguíneo."

O texto todo, você encontra aqui: Anti-Hemostáticos da Saliva e Intestino de Animais Hematófagos: Estrutura e Função - http://goo.gl/cEVGS4

Esse coquetel salivar, com um arsenal de moléculas imunomoduladoras, que os mosquitos utilizam para vencer as dificuldades encontradas ao picar a sua vítima, também é alvo de pesquisas sobre o vírus da zika e outras doenças transmissíveis por esses vetores. "A glândula salivar é também o local onde os parasitos (vírus da dengue, plasmódios) se reproduzem e/ou alojam para novamente infectar um novo hospedeiro. É durante a picada que o mosquito, injetando a saliva infectada com parasitos, transmite doenças como a dengue e a malária ao hospedeiro vertebrado." Fonte: http://migre.me/t9Tn3. Podemos entender então, que é um local favorável para os parasitas se instalarem, pois se aproveitam das substâncias que formam a saliva para infectarem as suas vítimas efetivamente. Muita organização e cooperação, concordam?

Ficaram assustados, confusos ou otimistas? Assusta saber que um bichinho tão pequenininho possa ter tanta complexidade só para se alimentar. Confunde porque algumas palavras usadas no texto podem ser desconhecidas, mas sem problemas, você pode deixar sua dúvida nos comentários que terei o maior prazer em responder, combinado? Otimista em saber que todo esse mecanismo que o mosquito usa para se alimentar está sendo estudado em nosso favor, quem sabe um novo medicamento vai surgir dessa pesquisa? Quem sabe a cura? Então nada de subestimar os mosquitos! Toda essa complexidade encontrada neles, vem sendo estudada há anos e hoje, o Aedes aegypti tem sido o destaque nas pesquisas devido ao vírus zika, transmitido por esse mosquito.

Vou deixar aqui uma pequena explicação sobre a DC e a RCU, pois quem vem acompanhando o blog, sabe que eu tenho DC e estou sempre trazendo assuntos relacionados para o blog. Essas doenças são caracterizadas por inflamação crônica e exacerbada na mucosa intestinal, que persistem por períodos prolongados e existem os perídos de remissão quando controladas. Na retocolite ulcerativa, a inflamação é superficial, atingindo a mucosa do intestino grosso e o reto, enquanto que na doença de Crohn, pode acometer qualquer parte do tubo digestivo, atravessando a mucosa e penetrando as camadas da parede intestinal, podendo provocar também fístulas gastointestinais. A DC e a RCU não têm cura, sendo os objetivos do tratamento, a redução do processo inflamatório quando as doenças estão em atividade ou nas recidivas e o prolongamento do período de remissão.




Agora que você já sabe o que tem na saliva do mosquito, você pode compreender a sua, possível, utilidade farmacológica e o porquê dos pesquisadores estarem trabalhando nessa relação mosquito/DII.  Sobre o artigo, que eu já li, eu posso resumir para você que os pesquisadores, da USP, encontraram um coquetel de substâncias na saliva do Aedes aegypti com potencial terapêutico e imunomodulador em doenças inflamatórias e autoimunes como a DC e RCU. Essa pesquisa foi realizada em camundongos com inflamação intestinal (induzida), e os resultados foram publicados em maio de 2015 na revista científica International Immunopharmacology, com o titulo "Aedes aegypti salivary gland extract ameliorates experimental inflammatory bowel disease". Como resultados, os pesquisadores observaram a redução da gravidade da doença, assim como uma melhora na evolução clínica da doença sem sinais de toxicidade, além de modular as respostas inflamatórias. Isso é um excelente achado! Sendo mais simplista nas palavras, a saliva do mosquito pode ser usada para a criação de um medicamento antiinflamatório, imunossupressor. A ausência de toxicidade também é muito bom, pois algumas vezes ao encontrarem moléculas com potencial farmacológico, elas podem ser tóxicas em um ponto que inviabilisa seu uso terapêutico. Não posso deixar de fazer uma observação aqui, sobre toxicidade, todo medicamento é tóxico, a dose correta e a sensibilidade do indivíduo é que diferencia um veneno de um medicamento.

Quando poderemos ver esses resultados em humanos? A pesquisa científica precisa cumprir alguns protocolos para iniciar os testes em humanos, mas com um achado tão significativo como esse, certamente o trabalho já deve estar em andamento. Desse extrato da saliva do Aedes aegypti, os pesquisadoes deverão extrair e identificar as moléculas com atividade farmacológica e sintetizá-as em laboratórios para então, resumidamente, iniciar os testes em humanos.

O link para o artigo é esse aqui: https://goo.gl/hPTPFe. Ele está em Inglês, caso você tenha interesse em saber mais adetalhes do artigo, tiver alguma dúvida ou quiser expor a sua opinião deixe seu comentário aqui. Vamos trocar ideias, informações! Pode enviar um e-mail também: alede75souza@gmail.com

Ontem, no site da USP, saiu uma notícia completa sobre o artigo, o link é esse aqui: http://www.ribeirao.usp.br/?p=6452 com o título "Saliva do Aedes aegypti pode tratar doenças inflamatórias intestinais". Não deixe de ler! Complementa o que você leu aqui no blog.

Essa notícia é muito boa e renova a nossa esperança para a cura ou um tratamento mais eficiente dessas doenças! Um tramento que nos deixe em longo, longo perído de remissão. Não desista de se cuidar, mantenha seu tratamento em dia, não falte às consultas com seu Médico, alimente-se de forma saudável, não abandone o tratamento medicamentoso quando você se sentir bem, a DII não tem cura.

Procure ajuda em associações relacionadas a DII, você não está sozinho! Muitas pesquisas estão em andamento sobre a DII, acompanhe pelos sites de referência no assunto, como CCFA - Crohn's & Colitis Foundation of America e a ABCD - Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Você também pode buscar apoio em associações de pacientes pelo Brasil, aqui o link de algumas:
Conhece outras associações ou organizações que não citei aqui? Compartilhe a sua informação nos comentários ou envie um e-mail para que eu possa atualizar essa informação. Meu e-mail: alede75souza@gmail.com

Juntos somos mais fortes!