slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

FDA atualiza as advertências sobre fluoroquinolonas

As fluoroquinolonas bloqueiam determinadas enzimas de bactérias que têm um papel fundamental no metabolismo e na reprodução bacteriana, matando as bactérias causadoras da doença. Como todo medicamento, essa classe dos antimicrobianos também tem efeitos colaterais, sendo assim, o médico quando prescreve leva em consideração o risco/benefício. Vou deixar só uma pequena informação sobre os antimicrobianos:

Antimicrobianos são substâncias naturais ou sintéticas que agem sobre microorganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição. Seu uso era feito de forma abusiva, não havia a exigência de retenção da prescrição e então a automedicação corria solta. Com isso chegamos em um estágio de grande e perigosa resistência bacteriana, cada vez mais antimicrobianos potentes precisavam ser lançados. O seu uso indiscriminado é um problema de saúde pública em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Só no Brasil, o comércio de antibióticos movimentou, em 2009, cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do instituto IMS Health.

Sendo assim algumas mudanças nesse comércio perigoso e até fatal foram necessárias e desde 2010 os antibióticos só podem ser dispensados com a retenção da receita (prescrição) e somente prescritos por Médicos, Veterinários e Odontologistas. O objetivo da ANVISA é contribuir para a redução da resistência bacteriana.

Sobre a FDA (Food and Drug Administration):


É o órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.

Em um anúncio de segurança publicado em maio desse ano, a FDA alertou para possíveis efeitos secundários graves associados a medicações antibacterianas com fluoroquinolonas. Estes danos podem superar os benefícios para pacientes com sinusite, bronquite e infecções do trato urinário não complicadas que têm outras opções de tratamento. Pacientes nestas condições, só devem usar fluoroquinolonas quando não têm opções alternativas de tratamento.

Uma revisão de segurança da FDA tem mostrado que as fluoroquinolonas, quando utilizadas sistemicamente (comprimidos, cápsulas e injetáveis) estão associadas a efeitos secundários potencialmente graves, incapacitantes e permanentes que podem ocorrer conjuntamente. Estes efeitos secundários podem envolver tendões, músculos, articulações, nervos e sistema nervoso central. Como resultado, a FDA está exigindo a atualização das bulas desses medicamentos para incluírem as novas informações de segurança. O órgão continua investigando as questões de segurança relacionadas às fluoroquinolonas e irá atualizar o público com informações adicionais, assim que elas estiverem disponíveis.

Pacientes em uso deste tipo de medicação devem entrar em contato com seus médicos imediatamente se sentirem quaisquer efeitos secundários graves. 


Alguns sinais e sintomas de efeitos secundários graves incluem dor, pontadas, formigamento ou sensação de picadas em tendões, articulações e músculos, confusão mental ou alucinações. Os pacientes devem conversar com o profissional de saúde em caso de quaisquer dúvidas ou preocupações.

Os profissionais de saúde devem interromper o tratamento com fluoroquinolona sistêmica imediatamente se o paciente relatar efeitos colaterais graves e mudar para outra medicação antibacteriana não-fluoroquinolona para completar o curso do tratamento.

No dia 26 de julho/16 a FDA publicou um novo anúncio de segurança sobre fluoroquinolonas:


FDA aprova mudanças na rotulagem de segurança para melhorar os avisos sobre sua associação com efeitos colaterais potencialmente permanentes e limitar a sua utilização em doentes com infecções bacterianas menos graves.

Fonte: http://migre.me/uw5ZU

“As fluoroquinolonas têm riscos e benefícios que devem ser consideradas com muito cuidado”, disse Edward Cox, M.D., diretor do Office of Antimicrobial Products, do FDA. “É importante que ambos os prestadores de cuidados de saúde e os pacientes estejam cientes de ambos os riscos e benefícios de fluoroquinolonas, afim de tomar uma decisão informada sobre seu uso.”

Uma avaliação de segurança do FDA descobriu que ambas as fluroquinolonas orais e injetáveis ​​estão associadas com efeitos secundários incapacitantes que envolvem os tendões, os músculos, as articulações, os nervos e o sistema nervoso central. 

Estes efeitos secundários podem ocorrer algumas horas até semanas depois da exposição a fluoroquinolonas e podem potencialmente ser permanentes.


Pelo fato de que o risco destes efeitos secundários graves geralmente supera os benefícios para os pacientes com sinusite bacteriana aguda, exacerbação aguda de bronquite crônica e infecções do trato urinário não complicadas, a FDA determinou que as fluoroquinolonas devem ser reservadas para uso em pacientes com essas condições que não têm alternativa a outras opções de tratamento. Para algumas infecções bacterianas graves, incluindo antraz, peste e pneumonia bacteriana, entre outros, os benefícios de fluoroquinolonas superam os riscos e é apropriado para eles permaneçam disponíveis como opção terapêutica.

As fluoroquinolonas aprovados pela FDA e que também são aprovadas aqui no Brasil pela ANVISA incluem:

  • Levofloxacino (Levaquin)
  • Ciprofloxacino (Cipro)
  • Ciprofloxacino comprimidos de liberação prolongada (Cipro XR)
  • Moxifloxacino (Avalox)
  • Ofloxacino (Oflox)
  • Gemifloxacino (Factive)

As mudanças de rotulagem deverão incluir um alerta na caixa e na seção Advertências e Precauções da bula, sobre o risco de reações adversas potencialmente irreversíveis que podem ocorrer. O rótulo também contém novas declarações de limitação de uso de fluoroquinolonas, com reserva para os pacientes que não têm outras opções de tratamento disponíveis para sinusite bacteriana aguda, exacerbação bacteriana aguda da bronquite crônica e infecções do trato urinário não complicadas.

E qual a importância desse alerta sobre fluoroquinolonas? 


O ciprofloxacino faz parte da terapia medicamentosa utilizada para o tratamento das doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa). Eu tenho doença de Crohn e já utilizei algumas vezes o ciprofloxacino com uma boa resposta, mesmo em remissão já precisei usar. A prescrição é sempre feita pelo médico que me acompanha após a sua avaliação e experiência comigo. Quero deixar esse depoimento particular aqui para que você entenda que apesar dos efeitos colaterais do ciprofloxacino existe a necessidade do seu uso no meu caso que supera os riscos.

Esse alerta da FDA pode gerar desconfiança e medo quando houver a necessidade do uso e se tem uma coisa que me deixa chateada é a divulgação de informação para gerar pânico. Por isso estou compartilhando a advertência da FDA pois é importante que você paciente e profissional de saúde saiba, mas também acho importante acrescentar essas informações sobre o risco/benefício incluido o meu depoimento.

Estabeleça uma relação de confiança e cooperação com o seu médico e tenha certeza de que o tratamento proposto visa a sua recuperação.




Ficou alguma dúvida? Envie um e-mail para farmaleachou@gmail.com ou deixe uma mensagem por aqui. 


Fontes:

  • Fluoroquinolone Antibacterial Drugs: Drug Safety Communication - FDA Advises Restricting Use for Certain Uncomplicated Infections - http://migre.me/uw2M6
  • FDA updates warnings for fluoroquinolone antibiotics - http://migre.me/uwe9H
  • Diretrizes sobre o controle de antimicrobianos: principais aspectos da regulamentação - SNGPC - http://migre.me/uweaT
  • FDA Drug Safety Communication: FDA advises restricting fluoroquinolone antibiotic use for certain uncomplicated infections; warns about disabling side effects that can occur together - http://migre.me/uwenP
  • FDA Strengthens Warning for Antibiotics and Disabling Side Effects http://migre.me/uwepn

Acompanhe o blog Farmale pelas redes sociais:



Nenhum comentário: