slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Semana de Conscientização Sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais

Dia 5 da Semana de Conscientização Sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais - doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

Compartilho com vocês informações sobre as Manifestações Dermatológicas

Depois da #artrite, os problemas de pele estão em segundo lugar entre as complicações extra intestinais mais comuns da DII.
Elas afetam cerca de 5% das pessoas portadoras da Doença Inflamatória Intestinal.

Entre os problemas de pele mais comuns causados pela DII estão:
▶Eritema Nodoso: o nome literalmente significa nódulos vermelhos. Esses nódulos endurecidos e avermelhados, que normalmente aparecem sobre as canelas, tornozelos e, às vezes nos braços, ocorrem na Retocolite Ulcerativa e na Doença de Crohn. O eritema nodoso geralmente aparece juntamente com uma crise da DII, mas ele também pode ocorrer um pouco antes de uma crise. A tendência é que o eritema desapareça quando a doença estiver novamente sob controle.
▶Pioderma Gangrenoso: esta complicação da DII é caracterizada pela presença de pus na pele, associada à úlceras profundas. Assim como o eritema nodoso, o pioderma gangrenoso afeta mais frequentemente as canelas e os tornozelos, podendo afetar os braços também. O pioderma surge como pequenas bolhas que se unem, formando uma úlcera crônica profunda. Essa complicação ocorre mais comumente em portadores da Retocolite Ulcerativa (5%) e com menor freqüência nos portadores da Doença de Crohn (1%).
▶Fístulas Enterocutâneas: uma fístula é um pequeno canal que conecta duas partes do corpo. Uma fístula enterocutânea é um canal anômalo que conecta o intestino à pele, normalmente ligando o reto à vagina, bexiga ou nádegas. A fístula também pode ser uma complicação de uma cirurgia. Este tipo de fístula pode vazar pus ou material fecal. As fístulas ocorrem em aproximadamente 30% dos pacientes de Crohn. O tratamento depende do local e da gravidade das fístulas.
▶Plicomas: os plicomas são muito comuns em pessoas com a Doença de Crohn. Elas se desenvolvem em torno do ânus. Quando o inchaço diminui, a pele em volta fica mais espessa e forma pequenas pregas. O material fecal pode grudar-se a essas pregas, irritando a pele. A prática de uma boa higiene ajudará a reduzir o desconforto e aliviar a irritação. A remoção cirúrgica dos plicomas deve ser evitada.
Fissuras anais: as fissuras são pequenas rachaduras no revestimento do canal anal. Elas podem sangrar, causar dor e coceira. Banhos mornos de imersão e pomadas tópicas podem ajudar.
Estomatite aftosa (afta): essas pequenas erupções bucais, também conhecidas como aftas, são frequentemente encontradas entre as gengivas e o lábio inferior, ou ao longo dos lados ou base da língua. Elas normalmente ocorrem durante as crises agudas da doença e geralmente desaparecem à medida que a doença é controlada.

Problemas de pele pouco comuns na DII:
Acrodermatite enteropática: Os casos graves de DII podem produzir outras doenças de pele associadas à deficiências nutricionais. Por exemplo, as pessoas que têm diarreia crônica podem eliminar zinco juntamente com as fezes. Esta deficiência de zinco pode levar à acrodermatite enteropática, uma erupção escamosa que geralmente aparecem no rosto, nas mãos, pés e períneo. Várias deficiências de vitamina também podem produzir manifestações na pele, tais como sangramento, inchaço das gengivas e erupções escamosas. Estes problemas são menos comuns hoje em dia por causa da crescente atenção em relação à importância da boa nutrição nos casos de doenças crônicas como a DII.

 ▶ O Vitiligo (marcado por áreas de reduzida pigmentação) e a 
▶ Psoríase (uma doença que significa literalmente erupção sarnenta) e o ou 
▶ Hipocratismo digital (doença em que a pele sob as unhas fica espessa) são associados, por vezes, à DII. As duas primeiras doenças podem responder a tratamento tópico e medicação oral. No entanto, não há tratamento para o Hipocratismo Digital.
▶ Reações à Medicação: em alguns casos um problema de pele não é o resultado da DII, mas de medicação usada em seu tratamento.
A Sulfasalazina, por exemplo, pode produzir um tipo de erupção semelhante a alergia, na pele. A reação é atribuída à Sulfa, um componente deste agente.
Os esteroides também podem causar problemas de pele quando usados a longo prazo. Entre eles estão incluídos as estrias, afinamento da pele, aumento da acne, estufamento (inchaço) do rosto, inchaço dos tornozelos e um tempo mais longo para cicatrização de feridas.

#ibdawarenessweek #ibdawareness #semanaDII #invisibleillness#DoençasAutoimunes #ConscientizandoDII #SemanaConscientizandoDII#naosomosinvisiveis #makinginvisibleillnessesvisible#makingtheinvisiblevisible #tornandodoençasinvisiveisvisiveis#doençasinflamatoriasintestinais #doençadecrohn #retocoliteulcerativa#farmaleachoudii #concientizardii

Meu blog ➡️ www.farmale.com.br📩 farmaleachou@gmail.com

Nenhum comentário: