slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Quibe Assado de Berinjela

Testei mais uma receita do blog Presunto Vegetariano, o quibe assado de berinjela. Já fiz algumas vezes aqui a versão com carne de soja, do mesmo blog, mas leio tanta coisa ruim sobre a soja que resolvi não mais usar aqui em casa.
Esse quibe é mais uma dessas receitas que me apaixonam pelo aroma, e o ingrediente que dá esse cheirinho gostoso não é o ingrediente principal, é o alho. Vamos ver a receita:

Ingredientes:
1 berinjela grande (usei 3 pequenas orgânicas)
3 dentes de alho grandes
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 colher (de sopa) de tahine (não tinha em casa, então não usei)
Suco de 1 limão tahiti
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1 colher (de sopa) de hortelã desidratada (usei fresca)
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícara (de chá) de água fervente
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto (não usei)
1 colher de sopa de vinagre (usei de maçã orgânico)
Azeite

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento e faça cortes cruzados sobre sua superfície, formando losangos. Deixe estas metades da berinjela de molho em um litro de água com 1 colher de sopa de vinagre por 15 minutos.
Coloque estas metades da berinjela em uma assadeira forrada com papel manteiga (não tenho nunca esse papel em casa, então uso uma assadeira de teflon), juntamente com 3 dentes de alho grandes, regue com cerca de 2 colheres de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto (não uso pimenta aqui em casa) e leve para assar por 30 minutos ou até a polpa estiver macia. Gente! Agora vai sentindo o cheirinho do alho assando, eu adoro!
Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, adicione a água fervente, misture e deixe hidratando até a água secar totalmente, o que vai levar cerca de 15 minutos.
Retire a assadeira do forno e espere esfriar um pouco. Raspe toda a polpa da casca com o auxílio de uma colher e coloque em uma vasilha. Adicione os alhos assados picados, a cebola picada, o tahine (não usei), o limão, o cheiro verde, a hortelã e misture. Adicione o trigo hidratado e misture novamente. Tempere com mais sal, misture e coloque esta mistura em uma travessa.
Leve para assar a 240ºC por 40 minutos ou até o quibe ficar levemente corado. Regue com azeite para servir e está pronto!

Uma observação aqui, poderia ter usado 4 berinjela pequenas, pois achei que fiquei com pouca polpa, então não usei todo o trigo e fiquei com um quibe pequeno que rendeu para 3 pessoas sem direito a repetir.

Aqui o link do Presunto Vegetariano com a receita, e tem um vídeo bem didático para você não errar a receita: presuntovegetariano.com.br/receitas/vegan/quibe-assado-de-berinjela/

Esse é o meu quibe antes de assar:


E aqui após assar:





Nenhum comentário: