slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Colecistectomia (retirada da vesícula biliar)

Acompanho uma página no Facebook de um Médico, o Dr Fabio Atui, especialista em cirurgia do aparelho Digestivo, Coloproctologia, Videolaparoscopia e Colonoscopia. Não preciso nem dizer o porquê de acompanhá-lo, certo? Para quem não acompanha o blog, uma dica, tenho Doença de Crohn.
Hoje ele compartilhou um vídeo curto, mas muito interessante. Confesso que achei engraçado quando ele fala "Eu não faço a menor ideia do que seja lipocavitação." Poxa, você tem indicação cirúrgica para retirada da vesícula (colecistectomia) e está preocupado com a estética? Perdão, mas acho que isso deveria ser a menor preocupação, sendo a cirurgia e a sua recuperação o mais importante. Tempo ao tempo, vamos buscar saúde em primeiro lugar, pois um corpo belo sem saúde não vai muito longe.
O vídeo traz uma pequena orientação sobre o pós-cirúrgico de retirada da vesícula. Então se você tem indicação para essa cirurgia, recomendo que assista para ficar mais tranquilo.


Procurar por soluções das suas dúvidas pela internet não é prudente! O correto, como o Dr Fabio Atui explica no vídeo, seria você ter uma conversa com o seu Cirurgião e esclarecer todas as suas dúvidas com ele. 
Está com medo? Ok, isso é normal! Qualquer evento novo ou desconhecido gera nas pessoas um sentimento de ansiedade e medo. 
Eu passei por esse procedimento cirúrgico, a colecistectomia, fiz durante uma cirurgia para correção de hérnia incisional que surgiu após minha primeira cirurgia devido a Doença de Crohn. Foi uma cirurgia tranquila, escolhi um novo Cirurgião, pois o primeiro tinha um consultório muito cheio e esse novo Cirurgião eu já conhecia (operou outras amigas), achava até que ele iria um dia me operar e foi mesmo.
Essa segunda cirurgia foi por laparotomia também (abertura cirúrgica da cavidade abdominal) com um pós-operatório excelente, mas com uma cautela maior, pois tínhamos receio de alguma rejeição de pontos (aconteceu na primeira cicurgia e foi muito, muito desagradável para mim) ou até mesmo da tela utilizada para a correção da hérnia.
Tudo foi conversado durante as consultas que antecederam a cirurgia, a escolha do tipo de tela, do tipo de cirurgia, fios de sutura, a correção do umbigo, tudo mesmo, então eu estava bem segura no dia. Durante a consulta o meu cirurgião ligou para um colega de profissão para esclarecer algumas dúvidas, contou meu caso de rejeição de pontos, conversaram sobre tipos de tela, também conversou com o representante que fornece a tela, e então, decidiu por uma tela com uma material com menor risco de rejeição. Eu tinha muito medo de rejeitar os pontos novamente, imagina a tela!!! Então, o Médico cercou-se de todas as maneiras buscando materiais especiais para o sucesso dessa cirurgia e assim me tranquilizar. E assim deve ser com você que irá passar por uma cirurgia, sentir-se seguro e sem dúvidas. 
Quanto ao medo, isso eu tive e ainda tenho, mas trabalhei bem isso na minha cabeça, fiz terapia com uma Psiquiatra durante um tempo e aos poucos fui me sentindo segura para encarar mais uma cirurgia. 
Conversou com seu Médico, zerou suas dúvidas, mas o medo ainda persiste? Busque ajuda de um Psicólogo ou Psiquiatra. Esse trabalho multiprofissional só irá acrescentar positivamente. No dia da cirurgia, você receberá a visita do Anestesista que também irá tranquilizá-lo, esse profissional tem além do "poder" de te colocar para dormir, também diminuir a tensão, muitas vezes com uma conversa para descontrair. Comigo, lembro que na primeira cirurgia eu fiquei bem tensa na hora, chorava e o Anestesista ao saber que sou Farmacêutica foi conversando comigo sobre os medicamentos que estava injetando e me perguntando sobre o mecanismo de ação, minha tensão foi embora na hora, pois o foco mudou e de repente... apaguei. 

Aqui uma foto do cálculo que morava na minha vesícula biliar:


Comente, compartilhe, vamos conversar! Gosto de saber o que vocês estão achando dos textos, ou quem sabe uma sugestão de tema para o blog.

O Dr Fabio Atui que inspirou esse texto tem uma canal no YouTube:
O endereço da página no Fecebook é esse aqui: 
Não conheço pessoalmente, logo não é meu Médico, somente acompanho sua página no Facebook, porque gosto das informações que ele compartilha.

Você já curte a página do Blog Farmale Achou? O link é esse aqui:
Algumas dicas e informações só compartilho por lá. 

Nenhum comentário: