slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Infliximab e Adalimumab podem afetar o recém-nascido

As crianças nascidas de mulheres que foram tratadas com anticorpos contra o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) durante a gravidez têm níveis detectáveis de anticorpos até os 12 meses de idade, de acordo com os resultados de um estudo recente, "Concentrações de Adalimumab e Infliximab em mães e recém-nascidos e efeitos sobre a infecção," publicados na revista Gastroenterology.


O tratamento para a doença inflamatória intestinal (DII) depende de anticorpos anti-TNF, tais como as drogas adalimumab e infliximab. Gestantes com DII são muitas vezes tratadas com os anticorpos anti-TNF para prevenir ou reduzir as chances de parto prematuro e baixo peso do recém-nascido. No entanto, os efeitos da exposição do utero aos agentes anti-TNF após o nascimento em recém-nascidos é desconhecida.

Uma equipe de pesquisadores realizaram um estudo para investigar as concentrações de adalimumab e infliximab no sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos e taxas de depuração plasmática ou clearance (taxa de excreção de uma substância que estava no sangue) após o nascimento. A equipe também determinou como estes níveis correlacionaram com as mães no nascimento, e como isso afeta o risco de infecção durante o primeiro ano de vida.

Os autores analisaram 80 mulheres grávidas com DII em hospitais da Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia. Trinta e seis gestantes receberam adalimumab, 44 o infliximab e 39 tiopurinas (classe de drogas que são usadas para suprimir a atividade normal do sistema imunológico do corpo) concomitante durante a gravidez.

Os pesquisadores analisaram registros médicos em atividade da doença e o tratamento antes, durante e após a gravidez; dosaram a concentração de anticorpos TNF-alfa em amostras de sangue de mulheres no parto, no cordão umbilical, e em crianças a cada três meses até os anticorpos não serem mais detectados.

Os pesquisadores detectaram anticorpos anti-TNF em recém-nascidos até os 12 meses de idade. O adalimumab levou uma média de 4 meses para depuração enquanto o infliximab levou 7 meses. Ocorreram infecções bacterianas e virais, mas todos com cursos benignos. As infecções virais foram mais prevalentes (20%) do que a bacteriana (5%). Crianças cujas mães receberam terapia de anti-TNF combinada à tiopurina tinham maiores riscos de desenvolver infecções quando comparados aqueles que receberam somente anti-TNF.

"Este estudo demonstra que a  depuração do infliximab na criança após a exposição durante a gravidez é mais lenta do que o relatado anteriormente", escreveu Mette Julsgaard, MD, PhD, do departamento de Gastroenterologia e Hepatologia no Hospital da Universidade de Aarhus na Dinamarca. "Com base nesses resultados, sugerimos que nenhuma vacina de vírus vivo deve ser dado durante o primeiro ano de vida nos filhos de mulheres tratadas com anti-TNF durante a gravidez," concluíram os pesquisadores. "Gestantes tratadas com terapia de combinação devem receber aconselhamento sobre o potencial risco de infecções pós-parto em seu bebê, que deve ser prontamente avaliada." Estas declarações foram publicada no dia 26 de abril/16, no Healio (site de informações clínicas), link: http://goo.gl/MoSIIB

Fontes: http: http://goo.gl/QS35z2

Trouxe essa notícia, que encontrei no IBD News Today, pois muitas dúvidas ainda existem sobre quais terapias deverão ser adotadas durante a gestação. Durante a minha gravidez, o primeiro problema foi encontrar um Médico com experiência em DII na gravidez, mas eu encontrei e este é meu Médico até hoje. Ele expôs toda a sua experiência correlacionando com dados ciêntíficos e deixou que eu optasse como seria meu tratamento, ou seja, ele me empoderou com todas as informações e assim pude escolher o que me deixaria mais tranquila. Optamos por manter o infliximab até o primeiro trimestre, sendo que a última infusão não fiz, pois estava muito resfriada e mantive, então, a azatioprina sem interrupção (hoje não faço mais uso), mas para isso não amamentei. A escolha por não amamentar foi baseada na minha segurança e do bebê, pois seria muito pior eu entrar em crise (doença de Crohn) por não estar usando as medicações e precisar de uma internação que me deixaria longe da minha filha em um momento muito delicado e necessário da mãe estar junto a sua cria. Veja bem, aqui não estou deixando uma opção de tratamento e sim,  compartihando a minha experiência, cada paciente deve ser visto como um indivíduo com todas as suas particularidades e somente você e seu médico poderão decidir o que será melhor para você e o bebê, após avaliarem os riscos e benefícios. O importante, que eu quero destacar é você,  paciente, encontrar um profissional que lhe empodere para que você siga confiante nas decisões sobre o seu tratamento. 

Esperando Sophia


Nenhum comentário: