slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

III Encontro Farmale

Último Encontro Farmale do ano!

Tema: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais

Compartilhar informações sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa) inclui, para mim, compartilhar informações sobre ostomias e compartilhar também sobre o câncer de intestino.  Quem esteve no II Encontro Farmale ouviu do Dr Flavio Abby a importância de manter exames como a colonoscopia em dia, não somente para acompanhar a DII, mas também para a prevenção do câncer de intestino.

Não é uma regra que todo paciente com DII será ostomizado ou desenvolverá um câncer mas como o meu trabalho é conscientizar, tenho o dever de compartilhar todas as informações sobre DII. 

As intervenções cirúrgicas que resultam em ostomias intestinais assustam muito os pacientes com DII, o que por si justificaria o tema em foco no meu blog. A constatação da inquietude dos pacientes ostomizados demonstrada durante seguimento pré e pós-operatório também são uma justificativa para que esse assunto seja abordado aqui. 

Fique tranquilo pois o curso das DII não segue 100% igual para todos. Existem muitos em remissão por anos (eu estou desde 2013), existem muitos que já estiveram em remissão e hoje estão em crise, existem muitos que já alternaram remissões e crises, existem os ostomizados definitivos e ostomias temporárias, etc.



A LEI Nº 11.506, DE 19 DE JULHO DE 2007, institui a data de 16 de novembro como o Dia Nacional dos Ostomizados e por esse motivo o III Encontro Farmale será sobre a Ostomia e as Doenças Inflamatórias Intestinais. 

 Dois palestrantes irão compartilhar conhecimento e vivência com as ostomias:
  • Catarina de Melo Guedes, formada em Enfermagem pela UFPB, Especialista de produtos em coberturas  e estomias desde 2013, Dermatoterapeuta, Pós-graduanda em Estomaterapia pela UERJ, atualmente supervisora do programa ConVocê da empresa ConvaTec nos estados do RJ, Minas e Centro Oeste.
  • André Estrela, ileostomizado desde 2010, criou o Ostomia em Foco para ajudar os pacientes ostomizados e seus familiares no processo de aceitação e adaptação do uso da bolsa coletora, através da troca de conhecimentos e experiências dos mesmos.


Teremos sorteios!

  • Um livro Registros de Uma Crohnista da Leca Castro, Enfermeira, parceira do meu blog na coluna Ostomia, uma amiga querida e iluminada.
  • O André Estrela doou uma camisa do Ostomia Em Foco! O sorteado receberá um voucher para que possa receber o tamanho correto da camisa.


Como em todos os Encontros Farmale, distribuirei materiais de apoio com informações seguras sobre as DII:



Levarei alguns exemplares do livro Registros de Uma Crohnista para venda!

III Encontro Farmale
Data: 26 de novembro de 2016
Hora: 9:00h
Local: Medical Copacabana Medical Center
Rua Siqueira Campos, 93 Andar P - Copacabana
Teremos um coffee break, o envento é gratuito e todos estão convidados, não precisa de inscrição. Mais informações: farmaleachou@gmail.com

Como esse é último Encontro Farmale desse ano, quero deixar alguns agradecimentos:

  • CITRJ pelo apoio e confiança desde o início e por acreditarem no meu trabalho de empoderamento de pacientes. Obrigada Dr Marcelo Caldeira! 
  • ConvaTec pela confiança, apoio e interesse em contribuir com informações para o autocuidado eficiente.
  • Leca Castro que sempre me incentivou, é uma das minhas inspirações sobre trabalho voluntário e ativismo em saúde. 
  • André Estrela, que bom saber que temos mais uma pessoa engajada com o desejo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos ostomizados. 
  • Todos que acompanham o Farmale e que lutam por dias melhores!

Nenhum comentário: