slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Bolo de Cacau com Abobrinha

Achou estranho um bolo de cacau levar abobrinha? Pois é, também achei, mas resolvi experimentar, e já te adianto que ficou muito gostoso, macio e molhadinho. Hum... ficou com vontade? Então vamos fazer! Depois me conta o que achou. Ah, é sem lactose!

Agora, se você acha que vou ficar falando abobrinhas, está muito enganado! Para dar uma levantada na moral da abobrinha, convidei a minha prima Danielle Oliveira que é Engenheira de Alimentos, pós-graduada em Gestão de Segurança Alimentar, Supervisora de Segurança de Alimentos/ABNT NBR 15048 e Auditora Líder de Certificação ISO 9001:2008. Viu? Aqui no blog não tem achismos não, eu procuro informação correta e quando necessário convido profissionais qualificados para compartilharem seus conhecimentos. Então vamos as informações que a Danielle Oliveira tem sobre a abobrinha?

Farmale: Como a abobrinha pode enriquecer essa receita nutricionalmente?
Danielle Oliveira: A abobrinha dá uma textura úmida e macia ao bolo, além de deixar mais nutritivo, rico em fibras, com vitamina A, selênio, fósforo, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B, celulose e cálcio. Sim, cálcio! Não leva lácteos mas a abobrinha enriquece a receita com esse mineral. Esse alimento é um aliado do coração e da uma forcinha para os ossos.

Farmale: A abobrinha pode ajudar na prevenção de doenças?
Danielle Oliveira: A abobrinha é uma aliada na prevenção do câncer, pois as suas fibras ajudam nos movimentos intestinais saudáveis e regulares. Essas fibras colaboram na prevenção de possíveis toxinas cancerígenas se estabalecerem no cólo. Com a correria do nosso dia, as vezes apelamos para os industrializados, que em sua maioria, contém aditivos alimentares e outras substâncias prejudiciais ao nosso organismo, então, a ingestão de fibras, pode ajudar na eliminação desses venenos. Quanto menos tempo essas toxinas ficarem dentro da gente melhor! A vitamina C, vitamina A e o ácido fólico encontrados na abobrinha, atuam como antioxidantes, combatendo o estresse oxidativo que pode levar à diferentes tipos de cânceres.

Farmale: E a celulose? O que é isso?
Danielle Oliveira: É uma fibra insolúvel, sua função é diminuir o tempo do trânsito intestinal, aumentar o bolo fecal, prevenindo a prisão de ventre e hemorróidas. Dica: se estiver com diarréia, evite esse bolo, pois além das fibras insolúveis tem cacau que contém teobromina e cafeína (irritantes gástricos). Agora, se está tudo bem, pode comer sem culpa!

Vamos aos ingredientes e ao preparo?

Ingredientes:
1 abobrinha* pequena
1/2 xícara de óleo (usei girassol)
1/2 xícara de açúcar mascavo*
2 ovos*
2 colheres de sopa de cacau* em pó
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó 
*ingredientes orgânicos

Preparo: Bater no liquidificador a abobrinha picada, o óleo, açúcar mascavo, os ovos e o cacau. Despejar numa tigela e acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó, bater (com um fouet ou batedeira) a massa até ficar homogênea, usar uma forma pequena e levar ao forno por 15 minutos (o tempo pode variar, fique de olho qdo chegar aos 15 minutos). Faça o teste do palito ou garfo espetando a massa, se sair seco está pronto. Não abra antes dos 15 minutos, pode solar. 


Algumas observações sobre a receita:

Pode usar o óleo que você preferir. O óleo de coco foi utilizado na receita original, mas eu acho que deixa um sabor marcante, então como já fiz esse bolinho diversas vezes, gosto de ir modificando alguns igredientes e assim ter um novo sabor. 

A receita original levou menos açúcar, somente 1/3, mas como eu usei dessa vez o cacau, que é um pouco amargo, preferi adoçar um pouco mais. Não tem açúcar mascavo em casa? Ok! Use o que você tiver aí, mas lembre-se que com o mascavo, você agrega mais nutrientes à sua receita. Ainda sobre a receita original, foi utilizada a alfarroba. Você conhece? Segundo a Danielle Oliveira,  o pó ou a farinha de alfarroba, derivados da polpa da vagem torrada e moída, são utilizados para substituir o cacau. A alfarroba é uma vagem de cor marrom escuro e adocicada, é um alimento de elevado valor nutritivo: contém vitamina B1, vitamina B2, vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, potássio, sódio, também conhecida como "chocolate saudável".  A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como, a cafeína e a teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e a alta quantidade de fibras naturais são um benefício para a flora intestinal.

Com todos esses benefícios, tenho certeza que você vai utilizar mais vezes a alfarroba na sua dieta. Só não utilizei dessa vez, pois como eu escrevi, já fiz muitas vezes esse bolo com alfarroba e resolvi experimentar com cacau.

Essa receita é bem simples, um bolinho saboroso e nutritivo para o seu lanche. Compartilho aqui com vocês o link do canal As Delícias do Dudu, que muito me ajuda com receitas que simplificam o dia a dia. Esse canal faz parte do site da Thais Ventura uma mãe super dedicada à alimentação da sua cria. São receitas com baixo teor de açúcares e gorduras, indicadas para crianças e tem receitas para os bebês também. 

Descobri As Delícias do Dudu quando estava grávida em busca de uma alimentação saudável e longe de industrializados para a minha filha. Um ano e meio depois do nascimento da minha filha, fiz uma cirurgia onde parte do meu intestino foi retirada (eu tenho doença de Crohn) e assim entendi, com a ajuda de uma Nutricionista, que a alimentação pode nos ajudar ou prejudicar muito. Algumas receitas da Thais Ventura também começaram a fazer parte da minha nova rotina alimentar, pois antes da cirurgia, somente me preocupava com a alimentação da minha filha. As vezes precisamos levar uns sustos para dar valor a vida, não é mesmo?


Aqui o video com a Thais Ventura ensinando a fazer o bolo, o dela é com alfarroba:


Com as mudanças aqui no blog, para quem ainda não observou, alguns textos irão contar com a contribuição de alguns profissionais para enriquecer os textos com informação segura. Hoje contei com a contribuição da Danielle Oliveira que é formada em Engenharia de Alimentos/Estácio de Sá. Pós-graduada em Gestão de Segurança Alimentar/SENAI. Certificação: Supervisora de Segurança de Alimentos/ABNT NBR 15048. Auditora Líder de Certificação ISO 9001:2008. Contato: danioliveira@osite.com.br


Visite aqui a página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!


O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: