slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

A Campanha Setembro Amarelo já vai começar, confira a agenda preliminar!  



















Em 2016, a Campanha Setembro Amarelo chega ao seu terceiro ano seguido. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha foi trazida para o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com a Associação Médica Brasileira – AMB, Conselho Federal de Medicina – CFM, Federação Nacional dos Médicos – FENAM, bem como entidades regionais e suas federadas.



A partir do dia 1º de setembro, diversas ações serão promovidas com o intuito principal de prevenir o suicídio e defender a vida. A meta da ABP é combater o estigma que envolve o tema, trabalhando juntamente com a mídia para informar a população e falar sobre o assunto.

A Associação Psiquiátrica da Bahia – APB, em parceria com a ABP e outras entidades, está planejando diversas ações de conscientização da população em geral. “Aqui em Salvador, a gente vai começar antes de setembro, na verdade, divulgando as atividades. Estão programadas ações como a iluminação do Elevador Lacerda e diversos prédios públicos para atrair a atenção para a campanha, mudando o panorama urbano para conscientizar a população”, afirma a Dra. Sandra Peu, psiquiatra associada da ABP.

Algumas ações já foram realizadas pela Associação Catarinense de Psiquiatria, como conta a Dra. Joana Pargendler. “Aqui em Santa Catarina, as atividades já começaram em agosto. Já tivemos duas palestras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), duas na Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC), em Criciúma, e outra em Tubarão, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), explica a Dra. Pargendler.

Além das palestras para grupos de risco e mesas redondas, uma das iniciativas da APB é o Show Pra Vida, que acontecerá no dia 02 de setembro, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. “O intuito é divulgar e inserir o tema para a população, falando sobre transtorno mental de uma forma diferente, diminuindo o preconceito através da arte e do entretenimento”. O grupo Psirico está entre as atrações do evento, que também arrecada alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza para um grupo de freiras que atende pacientes psiquiátricos e doentes mentais.

Confira as atividades programadas no site! 

Nenhum comentário: