slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Campanha para Contratação de uma Educadora e Assistente Social para o Harmonicanto

O objetivo da campanha:
“O acesso à cultura nas favelas do Rio de Janeiro é ainda um fenômeno marginal. É por isso que devemos apoiar associações como Harmonicanto porque elas representam a única forma de fornecer um aceso à cultura em ambientes difíceis. Hoje para poder oferecer às crianças uma estrutura adaptada às suas necessidades, Harmonicanto pede seu apoio.

Nossas demandas são muitas, já que não  temos patrocínio  oficial e sobrevivemos com doações de Associados, que acreditam na seriedade de nosso trabalho junto às crianças.

Precisaríamos de mais professores, monitores, para que pudéssemos, proporcionar um acolhimento multidisciplinar, muito maior do que podemos dar no momento, onde o amor prevalece perante os obstáculos.
Escolhemos então, dois profissionais, que se conseguirmos no Crownfunding  Kickante o valor para
contratá-los,  nos darão um suporte  de grande qualidade, pois Rosana Mendes, que hoje assume os cargos de coordenadora pedagógica e educadora social, alem dos serviços administrativos que realiza, terá mais tempo  para,  como  coordenadora, articular junto às escolas, famílias e reuniões  e ter uma produtividade maior em suas funções :

Uma educadora social ( de 20 ou 40 horas semanais por um ano) dependendo  do que for apurado.
Uma assistente social que teria a carga horária aumentada de 04 horas para 20hs, dando-lhe condições de atuar  com muito mais efetividade, junto às famílias, escolas, atendendo as suas demandas, com encaminhamento para profissionais adequados, gerando melhores e maiores resultados.
O valor solicitado de R$ 36 000,00 se destina a cobrir as despesas destes dois profissionais por 1 ano!”

LINK PARA AJUDAR NA CAMPANHA:
http://www.kickante.com.br/campanhas/musica-e-cidadania-na-favela-do-cantagalo

Sobre o Harmonicanto:
“Harmonicanto é uma Associação que tem por objetivo de introduzir e desenvolver a pratica da musica para as crianças nas comunidades do Cantagalo/Pavão/Pavãozinho no Rio de Janeiro.

O projeto Harmonicanto nasceu em 1999, graças à iniciativa da Cássia Oliveira : “meu objetivo era de iniciar as crianças e adolescentes em situação de risco social à arte da Musica”. Criou então aula de musicalização infantil, canto, piano, teclado, flauta doce, bateria, violão, percussão, canto coral assim como outros instrumentos.

Progressivamente, a Associação se desenvolve. Além da missão de inclusão social através da musica, a Harmonicanto se diversifica e estabelece intervenções sociais e pedagógicas para promover o desenvolvimento pessoal dos seus membros.

Hoje em dia, a Harmonicanto se divide em três projetos .
- O Conjunto Harmonicanto, é composto pelos alunos com mais destaque na múscia e propóe aulas de : piano/teclado, percussão, flauta doce, teoria musical, canto e canto coral, e realiza apresentações, que tem por finalidade, mostrar os resultados que já alcançamos, aumentar a auto estima das crianças e abrir os horizontes deles, dando novas oportunidades de conhecer lugares, pessoas, e com isto despertarem os sonhos para seu crescimento . Temos mais de 250 apresentações no currículo, e pedimos apenas condução e lanche. Caso haja possibilidade, aceitamos doações para a sustentabilidade do Projeto.

- O Projeto Harmonia Carioca, que atende a 25 crianças de 04 a 06 anos, no turno da manhã, e a 25 crianças de 07 a 14 anos, no turno da tarde, propõe reforço escolar, incentivo à leitura, Cidadania, Música (percussão, flauta doce, canto), jogos pedagógicos, horta.

- O Projeto  Reforçando a vida, atende  a 25 crianças do 6 ano fundamental ao ensino Médio  2 vezes por semana durante 3 horas alunos com dificuldades em matérias variadas.
Missão Visão e Valores :
Missão : Nosso compromisso, hoje! Propiciar empoderamento a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, impulsionando-os a acreditar na participação como força para mudanças individuais e sociais, que possam conduzi-los ao desenvolvimento integral.


Visão : Onde queremos chegar. Impactar positivamente nas comunidades atendidas, através do aprimoramento e aplicação de metodologia própria, que configure a perspectiva de direitos como enfoque do trabalho

Valores :
Respeito à pessoa humana – Reconhecimento do potencial de cada um
Receptividade – Disponibilidade para aprender continuamente e crescer com o outro
Amor – Capacidade de acolher
Entusiasmo – Capacidade de acreditar
Determinação – Capacidade de realizar
Qualidade – Valorização do trabalho bem realizado”



Porque ajudar:

“A importância da atividade artística na infância é amplamente reconhecida por pais, especialistas e governos. As diferentes formas de linguagem que provêm da música, da dança, da leitura, da escrita ajudam às crianças a se exprimirem livremente, a se desenvolverem com qualidade, auxiliando-as a entenderem o mundo que as cerca. Participar de uma atividade cultural permite às crianças ampliarem suas capacidades, contribuindo na superação pessoal e no bom aproveitamento escolar.

O Harmonicanto funciona, então, como um companheiro, uma mão amiga, que busca evitar que,
sozinhas e fragilizadas, esses cidadãos e cidadãs em formação caiam facilmente na delinqüência.
Trabalhando em um contexto de famílias desfavorecidas, marcado pela escassez generalizada de repertório - seja ele social, político, cultural - a música potencializa nessas crianças o seu talento escondido, sua percepção mais fina, apontando uma saída e iluminando um caminho a seguir, com arte, educação e cidadania. Inserindo-as no mundo das oportunidades, vislumbramos a possibilidade de criação de novos mundos, mais justos e harmônicos, onde haja espaço para todos.”

FONTE: http://www.kickante.com.br/campanhas/musica-e-cidadania-na-favela-do-cantagalo


Acompanhe o trabalho do Harmonicanto pelo Facebook:
https://www.facebook.com/Harmonicanto

Um comentário:

Unknown disse...

Nós do Harmonicanto, somos extremamente gratos pelo apoio, divulgação e confiança em nosso trabalho!
Todos podem agendar uma visita, e teremos o maior prazer em recebe-los!
Cassia OLiveira
fundadora e coordenadora executiva
tel 21 2267 6748
21 98649 1047