slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Origem do Dia do Amigo

O astronauta Neil Armstrong foi o primeiro homem à chegar na lua, em 20 de julho de 1969, e mesmo sem querer ele também foi o responsável pela criação do Dia do Amigo. Isso aconteceu porque, a partir da data, o argentino Enrique Ernesto Febbraro observou que todos os cidadãos do mundo estavam unidos com o acontecimento e passou a dizer que o homem na lua era uma grande oportunidade de fazer amigos em outras partes do universo. Ele considerava que a chegada do homem à Lua não era apenas uma vitória científica, era também uma oportunidade de fazer novas amizades e então, enviou cerca de 4 mil cartas para diversos países pedindo para instituir o Dia do Amigo.
Outra versão sobre a origem da data foi inspirada na Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha para fomentar a cultura da paz que foi idealizada pelo médico paraguaio Ramon Artemio Bracho, em 1958. Ele propunha que o dia da amizade deveria ser celebrado no dia 30 de julho.,
Com a possibilidade das duas datas, o tema foi parar nas discussões das Nações Unidas, que decidiu convidar todos os países a celebrar o Dia Internacional da Amizade no dia 30 de julho. Para lembrar a data, a ONU incentiva governos, organizações internacionais e grupos da sociedade civil a realizar eventos, atividades e iniciativas voltadas para o diálogo entre os povos, para a solidariedade, para a compreensão mútua e para a reconciliação.


Pensei em uma música para celebrar esse dia também e logo veio a Canção da América! Eu sempre me emociono quando escuto, lembro de uma amiga que com o tempo, os caminhos diferentes que seguimos, sei lá o porquê, fomos nos distanciando, mas é incrível como uma amizade verdadeira fica guardada dentro do nosso coração. E é assim que eu tenho a Bianca, minha amiga que mora no meu coração! Mas essa música, a letra... hoje quando ouvi, chorei, de saudade da minha amiga Jacqueline... mas ela certamente não ficou feliz com esse choro, eu bem sei, pois minha amiga era de uma alegria e sorriso contagiantes! Hoje, como sempre, ela seria a primeira e a única que ligaria para meu telefone para desejar um Feliz Dia do Amigo, ela era dessas, que ligava e não mandava recado. Então, qualquer dia, amiga, eu volto a te encontrar, qualquer dia, amiga, a gente vai se encontrar. 

Canção da América

Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração

Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou

Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou, no pensamento ficou

Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar

No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância digam "não"

Mesmo esquecendo a canção

O que importa é ouvir

A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier

Qualquer dia, amigo, eu volto

A te encontrar

Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
(Milton Nascimento e Fernando Brant. Lp Sentinela, 1980)



Fontes:
http://www.upf.br/nexjor/?p=22955
http://m.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-amigo.htm


Nenhum comentário: