slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Storytelling: narrativa fantasiosa para induzir o consumo

Os jovens cansados da mesmice caíram na mesmice de todas as empresas: enganar consumidores visando o lucro.



"A intimação do Procon Carioca se soma à decisão inédita do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), que pela primeira vez em 37 anos decidiu julgar se histórias criadas pelas empresas para contarem a origem de seus produtos infringem o código que regula a publicidade no Brasil. No último dia 3, o Conar notificou a Do Bem e a fabricante de sorvete Diletto.
A secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, classifica como grave o caso da Do Bem, por ter criado intencionalmente uma narrativa fantasiosa voltada para o público infantil e induzir o consumo. No meio publicitário, essa técnica é conhecida como storytelling."
Leia mais sobre esse assunto em:
http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/procon-carioca-notifica-fabricante-de-suco-14669433#ixzz3KSM61JLR
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

"De acordo com uma matéria da Exame, o amplamente explorado vovô Vittorio Scabin, que fabricava sorvetes na Itália durante a Segunda Guerra Mundial nunca existiu. E na verdade o nome e até mesmo a imagem do senhor veiculadas pela empresa são peças publicitárias. 




"Um post no BuzzFeed foi capaz de balançar os 30 anos de credibilidade tão elogiados da linda da Fátima Bernardes. Isso porque, segundo o post, Cesare Giaccone, o tal especialista em lasanhas não vende o prato em nenhum de seus restaurantes. E não há sequer relatos de que ele um dia tenha vendido." http://geekpublicitario.com.br/especial/gelato-diletto-sucos-bem-e-lasanha-seara-o-storytelling-esta-em-xeque/






A Do Bem resolveu se justificar colocando uma foto, no Facebook, de uma nota fiscal com o nome do Francisco, mas muitas pessoas caíram de pau no post! Fizeram piadas! E eles começaram a apagar tudo que não lhes agradava, mas se resolveu colocar a cara a tapa, se justificar, então aguentem os comentários. Erraram e ponto final, sim eu acho um erro essa tal de storytelling. Sim, continuo achando que são sucos com qualidade, pois não usam conservantes, aditivos químicos, são sucos integrais e na maioria sem açúcar. Ah! Não são orgânicos, e por isso até acho que o preço poderia ser mais em conta. Não, eu não sou consumidora assídua deles, aqui em casa por exemplo nunca teve uma caixa de suco deles, pois sempre faço da fruta. Não, nada contra a marca, acho bacana empresas que tentam oferecer algo melhor, pois cada dia os produtos estão cada vez mais artificias. E sei lá... isso está me cheirando jogada da concorrência, jogo sujo mesmo. Sei lá! E quando estou na rua esses sucos Do Bem continuam sendo uma boa opção em relação aos néctares açucarados e artificiais por aí.
Agora, acho que foi uma grande bobagem colocarem essa nota fiscal do tal Francisco. Como disse muito bem Matheus Ferreira do http://geekpublicitario.com.br/  “O que pra mim não agrega %$#@ nenhuma uma laranja vir do interior de SP ou de Marte, mas pra esse povo adora fazer papel de besta com essa onda do ~orgânico~ deve surtir algum efeito.Mas o fato é que o público foi atrás e pressionou. E a empresa caiu na pilha, postando um comprovante da NF do tal Sr. Francisco no Facebook. O que eu nunca, mas nunca mesmo, recomendaria a alguém.”
E não precisavam mesmo ter apelado para isso, pois já já cairá no esquecimento! 
Outros casos bem piores, com coisas estranhas dentro das caixas de sucos de soja 
(http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2012/11/consumidora-encontra-gosma-estranha-em-embalagem-de-suco-de-uva.html);
O Toddynho com um lote que apresentava algo que ardia a boca das pessoas e causava náuseas (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1500977-empresa-faz-recall-de-lote-de-toddynho-com-problema.shtml);
Leites com soda cáustica, etc 
Todos já tiveram denúncias, notificações da ANVISA e continuam vendendo MUITO bem! Detalhe que alguns tiveram problemas recorrentes! E isso tudo também não caiu no esquecimento??? E ainda tem aqueles consumidores que nem ficarão sabendo disso e continuarão comprando acreditando no belo conto de fadas para produtos INDUSTRIALIZADOS. 

Vacinação Contra Poliomelite, Sarampo, Caxumba e Rubéola




                       


Para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde lança nesta quinta-feira (28) a Campanha Nacional de Vacinação, que terá início no dia 8 de novembro. A expectativa do Ministério da Saúde é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro. 
A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. 
Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A campanha de seguimento contra o sarampo será realizada em todos estados e no Distrito Federal. No estado do Ceará e em alguns municípios de Pernambuco a vacinação foi antecipada para interromper a cadeia de transmissão do vírus devido ao registro de casos da doença em 2013 e 2014.
BOM SABER: A campanha de seguimento contra o sarampo será realizada em todos estados e no Distrito Federal. No estado do Ceará e em alguns municípios de Pernambuco a vacinação foi antecipada para interromper a cadeia de transmissão do vírus devido ao registro de casos da doença em 2013 e 2014. Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34654-ministerio-da-saude-realiza-campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-e-a-paralisia-infantil
Para as famílias que gostam de tecnologia: O Ministério da Saúde acaba de atualizar o aplicativo Vacinação em Dia para tablets e smartphones lançado em 2013. A ferramenta é uma forma fácil, moderna e ágil de acompanhar o calendário vacinal. Na nova versão estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação. A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer novamente para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem. A atualização no Android, versão 2.2.3 ou superior, já está disponível no Google Play e no IOS, versão 7 ou superior, a partir de novembro. Link para o aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.digital.vacinacao


BOM SABER: É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas. Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34572-dia-nacional-da-vacinacao


Procurei juntar um pouquinho de cada texto divulgado no blog do Ministério da Saúde  para que vocês pudessem obter mais informações sobre a campanha de vacinação que está ocorrendo aqui no Brasil. Ao clicarem nas fotos seguiram para o Blog da Saúde, e os textos estão seguidos de links para quem quiser ler mais.
Sou Farmacêutica, e quem sabe posso ajudar com alguma dúvida que vocês tenham sobre esse assunto e caso eu não saiba responder, posso consultar algum especialista para ajudar.