slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Bolo de Cacau sem Lactose, Glúten e ovos em 10 Minutos!



Com a Páscoa chegando só vemos chocolates pela internet e claro que por aqui não poderia ser diferente, tenho compartilhado dicas de lembranças originais para uma Páscoa mais saudável, lúdica e seguindo a linha compro de quem faz, mas com isso meu lado chocólatra veio com TUDO. Fui procurar alguma receita que se encaixasse no zero lactose, zero glúten e super rápida, daí encontrei essa aqui: Receita de Minuto

A receita do link, leva farinha de trigo comum, usei uma farinha sem gluten da marca Aminna. Ela é uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca e o fabricante diz que você deve usar a mesma medida da farinha comum da sua receita, é só substituir. Como eu queria um bolinho maior, também dobrei alguns ingredientes, substitui outros da receita original.



Vamos aos ingredientes e ao preparo!


  • 6 csopa da farinha sem glúten (aqui substituí a farinha de trigo) 
  • 3 csopa açúcar demerara orgânico (para não ficar muito doce)
  • 2 csopa de cacau em pó (aqui substituí o achocolatado)
  • 10 csopa de água (aqui substituí o leite)
  • 2 csopa de azeite extra virgem (o proximo farei com óleo de coco)
  • 1 csopa de fermento em pó
  • 1/2 tampinha de essência de baunilha (não tem na receita original)
  • Misturei tudo com um fouet, usei forma para microondas com furo no meio, untei com óleo de girassol e 4 minutos em potência alta no microondas. 

Posso chamar de bolinho vegetariano também, pois não usei nada de origem animal, vegano já não me atrevo a usar porque não pesquisei se as empresas que fabricam os ingredientes são veganas, mas o que eu precisava era comer um doce que não me fizesse mal, tenho doença de Crohn e já entendi que alguns ingredientes podem não cair muito bem para mim, como o leite e muito açúcar.
Espero que gostem e adoraria saber o resultado aí na casa de vocês! Deixe um comentário! Uma foto do seu bolinho! Ah! Se resolver se arriscar em alguma mudança na receita, compartilhe aqui também. 

2 comentários:

Anônimo disse...


Este blog é fantástico! Tenho vários amigos vegetarianos ou com restrições alimentares. Vou divulgar!

Unknown disse...

Gratidão!!! Assim podemos ajudar quem precisa se alimentar com restrições ou dietas, ou até mesmo aqueles q querem algo saudável! Tenho doença de Crohn e minha alimentação nunca foi exemplar, mas com os problemas foram acontecendo tive q me adaptar a novos sabores. Gratidão por comentar e compartilhar! O Farmale Achou tem uma página no Facebook, já conhece? https://www.facebook.com/FarmaleAchou