slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Dia Internacional da Síndrome de Down


    Hoje, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, que tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International com o objetivo de contribuir para conscientização da população e para formar cidadãos com síndrome de Down auto-determinados, produtivos, incluídos na sociedade, com melhor qualidade de vida. 
    Vocês sabem por que foi escolhido esse dia? A data foi escolhida porque se escreve 21/3 (ou 3/21), o que faz alusão aos 3 cromossomos número 21n que as pessoas com síndrome de Down carregam. A ideia do dia partiu do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e foi defendida em 2005 no Congresso Internacional de Síndrome de Down em Mallorca, na Espanha. A primeira comemoração da data foi em 2006. No Brasil, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado desde 2006 e em 2010 o dia foi incluído no calendário oficial da ONU.  O dia internacional é celebrado no Brasil que tradicionalmente organiza o maior número de eventos no mundo! Este ano há mais de 100 eventos que vão de caminhadas a missas, passando por palestras, sessões solenes e cursos. Haverá ainda programação na TV e homenagens em campos de futebol.  
Para conferir toda a programação clique nos links abaixo:


Uma série de fotografias tiradas ao longo de três anos e que retratam o cotidiano de pessoas portadoras de deficiência compõe a exposição "Contando Histórias". A mostra tem como objetivo enfatizar a importância da inclusão em diferentes âmbitos sociais, além de celebrar o dia Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março. O acervo ficará disponível a partir desta sexta (20), até 31 deste mês, no Shopping Boulevard, em Belém. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/03/mostra-homenageia-o-dia-internacional-da-sindrome-de-down.html




Vale muito a pena assitir esses vídeos:

World Down Syndrome Day 2015 - PREVIEW - "My Opportunities, My Choices"
 


Histórias que Inspiram! 
Uma proposta especial no vídeo abaixo e no site do Ministério da Saúde algumas outras histórias inspiradoras como a da Fotógrafa Jéssica.

"The Special Proposal | 21 March 2015 - WDSD | #SpecialProposal"



Jéssica Mendes de Figueiredo é formada em curso superior de fotografia e trabalha como relações públicas no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). “O Dia Internacional da Síndrome de Down, pra mim, eu tenho Síndrome de Down, sabe? Mas eu ajo normal. Eu não me sinto com Síndrome de Down. Eu me sinto além da Síndrome de Down. Além do que eu vejo. Eu vejo além da síndrome, porque eu me sinto capaz de tudo. Eu tenho alcançado os meus sonhos, os meus objetivos, tudo. E pelas pessoas com Síndrome de Down. Eu tenho amigos também com Síndrome de Down, mas eu não vejo com aspecto de Síndrome de Down. É uma coisa além. É normal. A pessoa é de verdade. É assim o meu olhar. Eu vejo pessoas com capacidade de tudo, mesmo com Síndrome de Down, eu consigo me olhar daqui pra frente.” http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/35318-dia-internacional-da-sindrome-de-down 


    Você gostaria de escrever e/ou divulgar textos sobre a Síndrome de Down? Sugiro que antes leia esse folder, que eu chamo de cartilha, para não sair por aí escrevendo bobagens. 
Link para o folder completo: 
http://www.movimentodown.org.br/wp-content/uploads/2014/06/Folder-Guia-para-jornalistas-arquivo-digital_bx.pdf







Nenhum comentário: