slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Comércio terá local exclusivo para venda de produtos sem açúcar, glúten ou lactose

Ir ao mercado para muitas pessoas é uma tortura, principalmente para aqueles que têm alguma restrição alimentar, ler rótulos e mais rótulos com as letrinha minúsculas é cotidiano, mas no dia 17 de março entrou em vigor uma nova medida no Paraná: mercados e supermercados terão um espaço exclusivo para produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Com a mudança nos supermercados, os consumidores pouparão tempo e dinheiro, já que agora será possível também comparar os preços de produtos similares sem precisar ficar dando voltas pelo mercado. Claro que eu acredito, que ler os rótulos conntinuará fazendo parte da rotina dos intolerantes, alérgicos à alimentos, mas estando tudo na mesma seção facilita muito.


"Os espaços para produtos especiais devem estar devidamente identificados e com avisos em destaque. A lei é flexível quanto à disposição dos produtos, por isso o estabelecimento pode escolher entre concentrar este tipo de alimento em um determinado setor ou fazer a separação em prateleiras exclusivas nos corredores convencionais. 
Isso ajudará e muito na hora de fazer compras e na escolha dos produtos, não só pela facilidade em encontrar os alimentos específicos, mas também por não gastar mais tanto tempo lendo rótulos e mais rótulos para ver qual realmente é o mais seguro, além do menor risco da famosa contaminação cruzada, já que em muitos locais a farinha de arroz fica ao lado da de trigo, por exemplo.
O espaço deverá ser devidamente identificado e bem destacado para a facilidade em localizar cada produto específico.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a mudança traz uma série de benefícios em relação à segurança alimentar e nutricional, pois dá mais tranquilidade ao consumidor na hora da compra.
"A disposição desse tipo de alimento especial em prateleiras, gôndolas, corredores e até setores específicos evita a chamada contaminação cruzada, um problema que pode ocorrer quando o alimento livre de um determinado nutriente está em contato direto com outro produzido com o ingrediente contraindicado”, explica."

Burburinho, Eu Sou Fã!



Burburinho é uma mini feira onde se reúnem marcas muito descoladas e originais de moda e decoração infantil, com comidinhas deliciosas, diversão para os pequenos, oficinas lúdicas e muito bate-papo, um burburinho mesmo! Eu sou muito fã! Fui com a minha filha em 2012 e desde então estamos presentes em todas as edições. O clima é muito gostoso, muito família e fiz algumas amizades muito queridas por lá. A programação já deve estar saindo e vou divulgar por aqui, mas já adianto que dá para passar um dia inteirinho lá sem cair no tédio! 




Chegou hoje, aqui em casa, uma caixinha com um mimo especial, e veio na hora certa! A coluna anda me dando umas rasteiras, com algumas dores... Abro a caixinha e vem um cheirinho bom... hum... Encontro uma bolinha para massagem térmica terapêutica! Pode usar gelada ou quentinha. Um mimo especial convidando para a Burburinho, mas nem precisava de convite, pois já está na agenda como evento imperdível! Amei de verdade! Fiquei muito lisongeada com o mimo e eu indico e divulgo o evento porque realmente faz parte da essência do meu blog, ser família, comprar de quem faz, valorizar a infância, curtir intensamente todos os momentos com os filhos!






Gostou da bolinha terapêuticaa? Eu adorei! 
Clica aqui nessa imagem para conhecer melhor! 

 






Ah! Você trabalha com produtos direcionados ao público infantil? Então não perca essa oportunidade! Vagas para expositores! Site: http://www.burburinhominifeira.com/#!novos-espositores/cuae




12 DE ABRIL! SAVE THE DATE! ;-)

Expositores! Oportunidade na Burburinho!

Você trabalha com produtos direcionados ao público infantil? Moda, decoração, alimentação, brinquedos lúdicos, fotografia, então não pode deixar essa oportunidade passar! As marcas mais descoladas e criativas estarão expondo seus trabalhos na Burburinho! 
"Você tem um produto bacana? Gostaria que ele estivesse numa vitrine incrível que reúne marcas criativas e inovadoras? Então venha se juntar a nós : temos vagas para novos expositores nesta 8ª edição do Burburinho , no dia 12 de abril! Envie um email para burburinhobazar@gmail.com e não esqueça de anexar um link para o seu trabalho, ok ?"
Site: http://www.burburinhominifeira.com
Facebook: https://www.facebook.com/burburinhominifeirainfantil



Festa de Páscoa Vegana e Orgânica 2015



Minha amiga Rosely, da SOS Felinos tem ingresso para veder, interassados é só entrar em contato com ela:

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/rosely.bastos.10

Bolo de Castanhas Sem Lactose e Sem Glúten


Ingredientes:

3 bananas prata maduras e orgânicas (aqui o que dará mais uma adocicada no bolo são as bananas maduras e orgânica, mas se não tiver orgânica, tubo bem, pois estando bem madura, daquelas que você já iria jogar fora, já deixarão o seu bolo docinnho)
2 ovos orgânicos
1/2 xícara de óleo de coco (ou o que vc tiver em casa, mas o sabor será diferente, pois o óleo de coco tem um sabor marcante)
1/2 xícara de açúcar de coco (ou o açúcar do bem que você tiver em casa, mascavo, demerara)
1 pitada de sal marinho
1 1/2 xícara de aveia em flocos sem glúten (não tem problemas com glúten? Ok! Use a aveia que tiver em casa)
50g de farinha de castanha de cajú (comprei na Casa Pedro, mas pode fazer em casa, é só comprar a castanha de cajú sem sal e triturar bem)
1/2 csopa de fermento químico para bolos

Cobertura:

Faça uma farofinha com 6 castanhas do Pará e 1/2 csopa de açúcar de coco triturando levemente no liquidificador.

Comece untando uma forma pequena, pode ser daquelas de bolo inglês (eu usei uma de coração), com óleo de coco (ou que vc tiver) e farinha de arroz (ou a farinha que vc tiver sem glúten, mas se não tiver problemas com o glúten use uma comum mesmo). Ligue o forno a 180 ºC.

Bata no liquidificador o óleo de coco, as bananas e os ovos.
Acrescente o açúcar de coco e o sal marinho, bata novamente.
Coloque a aveia mais a farinha de castanha de cajú.
Chegou a hora do fermento, coloque a massa em um bowl e com um fouet misture o fermento.
Coloque na forma (previamente untada) e salpique a  farofinha por cima, leve ao forno por 25 minutos ou até que passe no teste do palito seco.
  
Fonte da receita original: http://nocalordofogao.blogspot.com.br/2013/09/bolo-de-banana-aveia-e-castanha-do-para.html



Marré deci


Vocês já conhecem a Marré deci? É uma loja virtual com roupas e acessórios para bebês e crianças e que a cada dia vem crescendo criando novos produtos para atender toda família! Já tem slings também! Cria roupinhas com estamas divertidas para alegrar o dia a dia dos pais na difícil e deliciosa tarefa de cuidar dos pequenos. Aqui no blog gostamos muito de fazer parcerias, mas sempre analisando o trabalho do nosso futuro parceiro, pois não dá para ficar indicando coisa sem qualidade!
Então convido vocês a conhecerm essa loja cheia de estilo e super família! Sim, super família! Quando forem até o site, deem uma passadinha na seção "Informação" e "Sobre a Marré deci" lá no final da página, ou se preferir clica aqui: http://marredeci.com.br/content/4-sobre-nos
Divertidas compras para vocês!
Ah! Usem o cupom Farmale para ganhar 10% de desconto!




Dia Internacional da Síndrome de Down


    Hoje, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, que tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International com o objetivo de contribuir para conscientização da população e para formar cidadãos com síndrome de Down auto-determinados, produtivos, incluídos na sociedade, com melhor qualidade de vida. 
    Vocês sabem por que foi escolhido esse dia? A data foi escolhida porque se escreve 21/3 (ou 3/21), o que faz alusão aos 3 cromossomos número 21n que as pessoas com síndrome de Down carregam. A ideia do dia partiu do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e foi defendida em 2005 no Congresso Internacional de Síndrome de Down em Mallorca, na Espanha. A primeira comemoração da data foi em 2006. No Brasil, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado desde 2006 e em 2010 o dia foi incluído no calendário oficial da ONU.  O dia internacional é celebrado no Brasil que tradicionalmente organiza o maior número de eventos no mundo! Este ano há mais de 100 eventos que vão de caminhadas a missas, passando por palestras, sessões solenes e cursos. Haverá ainda programação na TV e homenagens em campos de futebol.  
Para conferir toda a programação clique nos links abaixo:


Uma série de fotografias tiradas ao longo de três anos e que retratam o cotidiano de pessoas portadoras de deficiência compõe a exposição "Contando Histórias". A mostra tem como objetivo enfatizar a importância da inclusão em diferentes âmbitos sociais, além de celebrar o dia Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março. O acervo ficará disponível a partir desta sexta (20), até 31 deste mês, no Shopping Boulevard, em Belém. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/03/mostra-homenageia-o-dia-internacional-da-sindrome-de-down.html




Vale muito a pena assitir esses vídeos:

World Down Syndrome Day 2015 - PREVIEW - "My Opportunities, My Choices"
 


Histórias que Inspiram! 
Uma proposta especial no vídeo abaixo e no site do Ministério da Saúde algumas outras histórias inspiradoras como a da Fotógrafa Jéssica.

"The Special Proposal | 21 March 2015 - WDSD | #SpecialProposal"



Jéssica Mendes de Figueiredo é formada em curso superior de fotografia e trabalha como relações públicas no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). “O Dia Internacional da Síndrome de Down, pra mim, eu tenho Síndrome de Down, sabe? Mas eu ajo normal. Eu não me sinto com Síndrome de Down. Eu me sinto além da Síndrome de Down. Além do que eu vejo. Eu vejo além da síndrome, porque eu me sinto capaz de tudo. Eu tenho alcançado os meus sonhos, os meus objetivos, tudo. E pelas pessoas com Síndrome de Down. Eu tenho amigos também com Síndrome de Down, mas eu não vejo com aspecto de Síndrome de Down. É uma coisa além. É normal. A pessoa é de verdade. É assim o meu olhar. Eu vejo pessoas com capacidade de tudo, mesmo com Síndrome de Down, eu consigo me olhar daqui pra frente.” http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/35318-dia-internacional-da-sindrome-de-down 


    Você gostaria de escrever e/ou divulgar textos sobre a Síndrome de Down? Sugiro que antes leia esse folder, que eu chamo de cartilha, para não sair por aí escrevendo bobagens. 
Link para o folder completo: 
http://www.movimentodown.org.br/wp-content/uploads/2014/06/Folder-Guia-para-jornalistas-arquivo-digital_bx.pdf







Rio Fashion Day


Neste final de semana, tem mais uma edição do Rio Fashion Day, um evento que reúne moda, arte, música e gastronomia em um só lugar, na Tijuca,  bairro da zona norte do Rio de Janeiro.
Serão 60 marcas de diversos segmentos lançando suas coleções de Outono 2015. 
E que tal se deliciar com comidinhas sem pagar nadica por isso? Então olha só esse programção: pela manhã, às 10:30h, vai rolar  um super café da manhã, às 12:00h tem degustação de sorvete, às 13:00h tem distribuição de Biscoito Globo e às 14:00h tem degustação de Caipirinha! 

Link para a o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1598204097058741/

"15 MOTIVOS PARA IR AO RIO FASHION DAY NESTE FINAL DE SEMANA:
1º - Você conhece novas marcas que estão apontando no cenário carioca;
2º - Dá oportunidade a novos estilistas mostrarem seu trabalho
3º - São marcas de diversos segmentos: moda masculina, feminina, acessórios, bolsas, sapatos, papelaria, artesanato, gastronomia e muito mais;
4º - Todas as marcas estarão lançando suas coleções de Outono 2015 e, algumas marcas ainda estarão fazendo liquidação de peças de coleção anteriores;
5º- Às 10:30h rola um super café da manhã totalmente gratuito para dar as boas vindas ao público. No cardápio teremos pães, frios, bolos, sucos, café, torradas, salgadinhos, mini sanduíches e etc;
6º - Às 12:00h tem degustação de sorvete para refrescar;
7º - Às 13:00h tem distribuição de Biscoito Globo, o biscoito que é a cara do Carioca não poderia ficar de fora;
8º - E no final da tarde, às 14:00h ainda haverá uma super degustação de caipirinha para todo mundo;
9º - Você escutará uma boa música com o nosso super DJ tocando os maiores sucessos;
10º - Participa de sorteios e promoções;
11º - Pode pagar as compras em dinheiro, cartão de crédito ou débito;
12º - A maioria das marcas fabricam poucas peças de cada modelo, portanto ao adquirir uma peça ela será quase exclusiva;
13º - O evento tem a cara do Rio de Janeiro;
14º - É um excelente programa de fim de semana para fazer com amigos, namorado(a), família...
15º - E para finalizar, tem ENTRADA GRATUITA!
E depois desses 15 motivos sensacionais você ainda tem dúvidas de qual o melhor programa para o seu fim de semana?" 

21 e 22 de Março
Sábado de 10h as 16h
Domingo de 10h as 15h
Local: Buxixo - Tijuca
Endereço: Rua Almirante João Cândido Brasil, 19 - Tijuca
ENTRADA FRANCA

Páscoa 2015!

Essa dica vai para as crianças que gostam de ajudar na cozinha! Eu adoro fazer bolinhos com a minha pequena, mas para esse momento fluir com tranquilidade, precisamos deixar o ambiente preparado (aqui meu lado Montessoriano), separando todos os utensílios e ingredientes, facilitando o acesso da criança usando um banquinho para que alcance a pia e o que eu acho fundamental, explicar tudo que irá acontecer e as regras antes decolacarem a mão na massa! Garanto que com esses cuidados a diversão estará garantida!
Bom, mas e adica de Páscoa? Ah! Essa é para fazer junto! A Laranja da Terra (loja muuuito querida) criou o Kit Infantil de Páscoa - canequinha personalizada com receita de blo de caneca, colherzinha de pau, bandana para a cabeça e tudo isso dentreo de uma bolsinha de palha! Muito mimo não é?
Envie um e-mail para laranjadaterramodainfantil@gmail.com e encomende a sua!


http://www.laranjadaterramodainfantil.com/





Páscoa 2015!

Procurando presente para os pequeninos? Quer fugir dos chocolates de ouro? Sim, de ouro, pois estão uma fortuna! Então olha só essa dica com desconto e muita fofura! O link para garantir o presentinho é esse aqui:
http://marredeci.com.br/search?controller=search&orderby=position&orderway=desc&search_query=coelho&submit_search=

E não esqueça de usar o cupom Farmale e ganhar 10% de desconto!!!


Leite Sem Lactose

Para quem consome leites sem lactose, já devem ter reparado que em algumas marcas ele não é branquinho e sim um pouco bege, rosado e andei vendo algumas pessoas questionando isso, então resolvi porcurar uma boa e simples explicação e achei a do canal Do Campo à Mesa a melhor nesse conjunto. Eu sou fã da maneira como a Francine Lima fala abertamente sobre a composição dos alimentos, o marketing nutricional, legislação e tudo que for relevante para que eu, você, consumidores possamos conhecer aquilo que entra na nossa casa como alimento.
Aqui uma parte do texto dela:

"LACTASE INDUSTRIAL

A lactase é uma enzima produzida pelo intestino quando a gente é criança. Ela quebra o carboidrato lactose, que é grande, em dois carboidratos menores: a glicose e a galactose. Esses carboidratos menores passam pelas paredes do intestino normalmente e podem ser aproveitados pelas células. À medida que a gente envelhece, o intestino vai reduzindo a produção da enzima lactase e não consegue mais quebrar a molécula de lactose. O adulto se torna intolerante à lactose porque ela fica lá inteira no intestino atrapalhando a digestão. Dá gases, dói a barriga, é desagradável. Aí a gente tem duas alternativas: ou para de tomar leite, ou arruma lactase de outro lugar.

Pra colocar lactase dentro da caixa de leite, a indústria conta com uma cultura de bactérias que fabricam a enzima. Eu não sei se você sabe, mas grande parte dos trabalhadores da indústria de alimentos são bactérias e fungos que fabricam enzimas de todo tipo. Normalmente, fora do Brasil. A lactase usada na indústria de leite brasileira vem principalmente da Holanda. Mas também há empresas chinesas aproveitando esse filão.

Toda enzima é uma proteína, e as proteínas funcionam melhor a certas temperaturas. A lactase é mais rápida na quebra da lactose a uma temperatura como a do nosso corpo, em torno de 36 graus. Abaixo disso, ela fica mais devagar. Muito acima disso, ela “morre” (o termo técnico seria “desnatura”).

COMO NÃO “MATAR” A LACTASE

Para a lactase funcionar, o leite não pode estar quente. Só que o leite industrializado precisa ser aquecido a altas temperaturas antes de entrar na caixinha, pra não estragar (lembra da pasteurização e da ultrapasteurização UHT?). Então as primeiras fábricas a usar a lactase colocavam a enzima no leite refrigerado, antes do tratamento térmico. E deixavam a enzima trabalhando nos galões de leite dentro do frigorífico durante 30 horas. Só que depois, na hora do tratamento térmico, os carboidratos menores e a enzima reagiam e acontecia a chamada Reação de Maillard, que carameliza o leite. E é por isso que o Zymil, da Parmalat, era bege e tinha um leve gosto de açúcar queimado. O Zymil está temporariamente fora do mercado, e eu desconfio que é porque eles resolveram modernizar o processo."

Estão gostando? Então clica no link abaixo e continue lendo lá no canal Do Campo à Mesa e aproveitem para conhecer melhor o canal, recheado de excelentes textos e videos.


Clicando na figura você poderá conhecer a página no Facebook.



Bolo de Cacau sem Lactose, Glúten e ovos em 10 Minutos!



Com a Páscoa chegando só vemos chocolates pela internet e claro que por aqui não poderia ser diferente, tenho compartilhado dicas de lembranças originais para uma Páscoa mais saudável, lúdica e seguindo a linha compro de quem faz, mas com isso meu lado chocólatra veio com TUDO. Fui procurar alguma receita que se encaixasse no zero lactose, zero glúten e super rápida, daí encontrei essa aqui: Receita de Minuto

A receita do link, leva farinha de trigo comum, usei uma farinha sem gluten da marca Aminna. Ela é uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca e o fabricante diz que você deve usar a mesma medida da farinha comum da sua receita, é só substituir. Como eu queria um bolinho maior, também dobrei alguns ingredientes, substitui outros da receita original.



Vamos aos ingredientes e ao preparo!


  • 6 csopa da farinha sem glúten (aqui substituí a farinha de trigo) 
  • 3 csopa açúcar demerara orgânico (para não ficar muito doce)
  • 2 csopa de cacau em pó (aqui substituí o achocolatado)
  • 10 csopa de água (aqui substituí o leite)
  • 2 csopa de azeite extra virgem (o proximo farei com óleo de coco)
  • 1 csopa de fermento em pó
  • 1/2 tampinha de essência de baunilha (não tem na receita original)
  • Misturei tudo com um fouet, usei forma para microondas com furo no meio, untei com óleo de girassol e 4 minutos em potência alta no microondas. 

Posso chamar de bolinho vegetariano também, pois não usei nada de origem animal, vegano já não me atrevo a usar porque não pesquisei se as empresas que fabricam os ingredientes são veganas, mas o que eu precisava era comer um doce que não me fizesse mal, tenho doença de Crohn e já entendi que alguns ingredientes podem não cair muito bem para mim, como o leite e muito açúcar.
Espero que gostem e adoraria saber o resultado aí na casa de vocês! Deixe um comentário! Uma foto do seu bolinho! Ah! Se resolver se arriscar em alguma mudança na receita, compartilhe aqui também. 

Páscoa 2015!

E que tal esse achado? Páscoa com chocolates funcionais! Sem glúten, sem lactose, opções para diabéticos adoçados com tâmaras! Ah fala sério, esse é um achado daqueles! Delícias funcionais! Enviei um e-mail para a Chef Lorena Abreu e descubra quantas delícias ela fez para essa Páscoa! 



Páscoa 2015!

Continuando com as dicas para a Páscoa, vou compartilhar com vocês uma sugestão vegana que além da qualidade são belíssimos! Olhem só as embalagens!
Gostou? Esse é o link da loja: http://www.cakevegancake.com/chocolaterie/



Páscoa 2015!

Tenho achado muitas fofuras e delícias pelo Facebook e não resisti, resolvi compartilhar também! Sempre seguindo o movimento Compro de Quem Faz vou compartilhar somente produtos nessa linha. 
Olhem só quanta fofura nesses dedoches! Presente super original e lúdico, tem coisa melhor?
Vocês irão encontrar essa fofura de Páscoa na loja virtual da Daniela Santos: 
http://danielasantos.iluria.com/pd-1bbc2b-dedoche-pascoa.html?ct=&p=1&s=1



Denuncie, boicote, compre de quem faz e espalhe ‹ Milc

Aqui a Páscoa vai ser assim: Compro de Quem Faz! E se você quiser dicas é só perguntar, tenho ótimas indicações de profissionais que trabalham com chocolate ou outras lembrancinhas.

Denuncie, boicote, compre de quem faz e espalhe ‹ Milc

Bichinhos de Pelúcia ou Órgãos do Corpo Humano de Pelúcia?

Todos já sabem que eu tenho Doença de Crohn certo? Não? Então dá uma lida aqui http://farmale.blogspot.com.br/search/label/Doen%C3%A7a%20de%20Crohn

Eu estava passeando pela internet e olhem só o que eu achei! Esse site http://iheartguts.com/  com órgãos do corpo humano de pelúcia! Ah, "peraí"! Vocês devem estar pensando assim: mas que coisa bizarra! Poxa... Achei interessante e educativo, juro! Olha só por exemplo, dá para explicar para minha filha sobre a minha doença, sobre a parte do intestino que não tenho mais e por aí vai! Viu como é bacana! 



O site não tem só as pelúcias não! Tem material educativo, olha só! Mas é tudo em Inglês.

Folhetos de Auto-Exame:






Entregam no Brasil, mas em dólar, claro, daí sai um pouco caro, mas acho que valeu a dica, por ser algo muito original e divertido! 

Quem Gosta de Suco Verde?

Olha, eu confesso que não acho essa delícia, pois estranho um pouco o sabor do verde mesmo, das verduras, mas a minha Nutri querida falou para colocar folhinhas de hortelã frescas que fica melhor e refrescante.
Hoje meu suco verde foi assim:

3 gelinhos de couve + hortelã, 1 csopa linhaça dourada, 1 cchá Fiber Mais, 200 ml suco de maçã + pera Greenday, tudo no liquidificador e bom dia! =)


E você, qual a sua mistura preferida para o suco verde? 





Compartilhando o Texto Exemplar de Ligia Moreiras Sena

Não tenho nada, absolutamente nada à acrescentar nesse texto, somente um elogio, perfeito.



"Mãe, aculpa é sua

Desde segunda-feira, 2, circulam pelas redes sociais alguns links, postagens e comentários que têm um ponto em comum. Um ponto que está sendo negligenciado em função de uma cegueira social bem séria e importante, cujas consequências vão muito mais longe do que a gente pensa. Este curto post tem, portanto, somente um objetivo: trazê-lo à tona e chamá-lo à conversa. Não pretende discutir ou aprofundar. Pretende perguntar. Apenas isso.

O estudante de engenharia elétrica Humberto Moura Fonseca morreu por overdose de bebida alcoólica, no último sábado, na cidade de Bauru, em uma festa universitária. O jornal O Estado de S. Paulo publicou então nesta quarta-feira, 4, uma breve entrevista com a mãe do estudante. A ela foram feitas perguntas como "A senhora sabe em que circunstâncias seu filho morreu?", "A senhora tomou alguma providência?", "A senhora sabia que seu filho consumia bebida alcoólica?".

O portal Pragmatismo Político repercutiu na terça-feira, 3, uma entrevista feita pela Revista Crescer com a senhora Olinda Boturi. Ela é mãe de Jair Bolsonaro, deputado federal pelo PP do Rio de Janeiro, aquele sujeito com claros problemas emocionais, éticos e humanos, e que vem colecionando afirmações terrivelmente absurdas contra grupos oprimidos, especialmente contra nós, mulheres, lutando para que tenhamos salários menores - como se isso fosse necessário, como se isso já não acontecesse - em função da possibilidade que temos de engravidar, entre insanidades advindas de profundos desvios de empatia. Dona Olinda afirma veementemente que nunca o maltratou, que nunca defendeu que crianças apanhassem e que crianças devem ser educadas com conversa. E que não consegue entender o atual comportamento impulsivo e bruto de seu filho, que era uma criança "digna, amorosa, humilde, mansa, reservada, quieta"...

Uma empresa pertencente a (como eu posso definir Luciano Huck? Socialite? Apresentador? Comediante? Empresário? Sem noção? Caçador de polêmicas baseadas em preconceito e discriminação? Dono de pousada em Área de Proteção Ambiental?) colocou à venda camisetas supostamente "infantis" com dizeres como "Vem ni mim que eu tô facin", utilizando crianças como modelos. Os grupos feministas e de defesa das crianças vieram todos a público repudiar esse extremo mau gosto e falta de noção, que vulnerabiliza e expõe as crianças, e a pressão popular causou a retirada do anúncio do ar. Tão rápida e ostensiva quanto a veiculação e divulgação desse detestável anúncio também foi a exposição do rostinho das crianças. E tão logo isso aconteceu, lá veio o tribunal inquisidor culpar não a empresa, mas as mães das crianças, com perguntas como "Onde está a mãe dessa criança que permitiu isso?!".

As perguntas feitas à mãe do estudante morto no sábado foram extremamente culpabilizantes. Vejo não um jornalista as fazendo, mas um investigador policial. O tom das respostas de Dona Olinda são de justificativa, de busca de uma suposta mea culpa, até mesmo de melancolia. E não sei como estão se sentindo agora as mães das crianças em cujas camisetas brancas e sem dizeres foram aplicados, posteriormente, com ferramentas digitais, os dizeres absurdos da empresa de Huck, ao se virem culpabilizadas pelo Tribunal Inquisidor Feicibuqueano.

Então, eu só gostaria de fazer algumas perguntas: E OS PAIS? E os homens? Cadê eles em todas essas histórias? Por que o foco nas mães? Onde estão os homens criadores? Onde estão os homens cuidadores? Cadê eles na conversa? Onde eles estão? Onde estavam? Quem são? Onde vivem? O que estão fazendo? De quem a sociedade quer que seja toda a culpa?

Mas, calma. Tenhamos calma. Não sejamos feminazis, xiitas, radicais. Estamos na semana do Dia Internacional da Mulher e vamos ganhar muitas, muitas flores. E descontos para produtos de beleza a fim de ficarmos mais atraentes. E duas depilações por uma. E bombons diet. E as flores do tiozinho que as oferece nos bares para o cara honrar a namorada que está ao lado vão vender como água. E vai ficar tudo bem, não vai?
Não. É claro que não vai.
Porque enquanto assim for, assim será.

Fim do post.
Ah, e uma feliz Semana da Mulher pra você.

Ligia Moreiras Sena é cientista. E mãe. Autora do blog Cientista Que Virou Mãe e do livro "Educar sem violência - criando filhos sem palmadas"."

Daltonisno



Olha que só interessante! Achei lá na página do Ministério da Saúde no Facebook.
Vale a pena dar uma olhada lá na página, pois algumas pessoas escreveram suas experiências e dúvidas e a equipe da página está respondendo.

Feijão Com Tofu Orgânico !

Feijão com #tofudefumado #organico #ecobras e muitas folhinhas de louro. Ah! Feijão ficou de molho +/- 18h, trocando a água (não fermentar) e qdo for colocar na pressão lavar, levar ao fogo para retirar a espuma q se forma na superfície. Levar para a panela de pressão, chiou contar 30min e congelar ou refogar tudinho com cebola, alho, azeite e sal marinho. Com essas etapas do molho, substâncias como fatores #antinutricionais , carboidratos como oligossacarídeos e fitatos (não são digeridos devidamente devido a falta de enzimas específicas para isso) são eliminados. Daí o feijão fermenta e as bactérias fazem a festa com muitos gases! =p Ah! Vai cozinhar mais rápido também! #eutenhocrohn #crohn#crohndesease  


Colégio Pedro II



COMPARTILHANDO:

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) verificou, com o encerramento do ano letivo de 2014, em 27/02/2015, a existência de vagas ociosas nos campi Engenho Novo I e Humaitá I. Desta forma, será realizado de um novo sorteio de vagas para os candidatos inscritos no processo seletivo de novos alunos 2015. O anúncio foi feito através da Nota Oficial nº 01/2015
O sorteio acontecerá no dia 11/03, no Teatro Mario Lago (Campo de São Cristóvão, 177), às 9h, para os candidatos aoCampus Engenho Novo I, e às 11h, para candidatos ao Campus Humaitá I. 
Confira o número de vagas oferecidas:

Cápsula orgânica transforma pessoas falecidas em árvores!

Confesso que fiquei assustada quando li sobre essas cápsulas no Facebook, um amigo compartilhou e de repente vi um monte de gente compartilhando, comentando... então, claro, lá fui vasculhar pela internet mais informações sobre esse assunto e o susto passou, virou curiosidade e agora fiquei super querendo virar uma amendoeira, com aquelas folhas largas que dão um mega sombra gostosa! E você? Vai escolhendo pois de repente esse ousado projeto saia do papel e você vira uma linda árvore! Achei realmente muito bom, ecologicamente sustentável e reconfortante ter um querido que viveu conosco dando vida à uma árvore, à outra vida.

Vamos entender um pouco porque os cemitérios não são uma boa opção para o destino final dos nossos corpos. O problema dos cemitérios tradicionais (destino final de 80% dos brasileiros) é que 75% deles não respeitam determinações técnicas e acabam poluindo o ambiente com necrochorume (substância tóxica produzida pelo cadáver em decomposição).
Um corpo de 70 quilos gera 30 quilos de necrochorume, por exemplo. “Os micro-organismos são levados pela água para fora do cemitério por quilômetros de distância, causando doenças como tétano, hepatite, febre tifoide e disenteria”, diz o geólogo e professor da Universidade São Judas Tadeu, Leziro Marques Silva. (Fonte: http://goo.gl/pS9ZQ6)

Olhem só esse exemplo sobre a contaminação do solo e água pelo necrochorume:
O subsolo de dois grandes cemitérios de São Paulo, Vila Formosa, na zona leste, e Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, está contaminado por necrochorume. Esse líquido começa a ser eliminado após um ano da morte e pode transmitir doenças, dada a sua perigosa carga biológica, de vírus e bactérias.
Em geral, cada corpo produz diariamente 200 mililitros de necrochorume, por pelo menos seis meses. Trata-se de um escoamento viscoso, acinzentado, e que, com a chuva, pode atingir o lençol de água subterrânea de pequena profundidade e outras regiões próximas aos cemitérios. Reportagem de Eduardo Reina, O Estado de S.Paulo.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, as áreas onde estão os cemitérios de Vila Formosa e Vila Nova Cachoeirinha estão classificadas como suspeitas de contaminação desde 2006. A Cetesb aguarda que o Serviço Funerário Municipal envie estudos complementares para confirmar essa suspeita e o grau de contaminação.
A decomposição que provoca o vazamento do líquido chamado necrochorume começa cerca de 30 dias após o enterro. O necrochorume é formado por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, duas delas altamente tóxicas: a putrescina e a cadaverina. Os micro-organismos liberados na decomposição dos corpos podem transmitir doenças por meio de contato com água contaminada ou ingestão dela. Entre as enfermidades, estão hepatite A, tuberculose e escarlatina. (Fonte: http://goo.gl/C75kZL)

A revista eletrônica EcoDebate realizou uma entrevista com o Geólogo Lezíro Marques Silva, Mestre em Engenharia Sanitária: (Fonte: http://goo.gl/C75kZL)
Há alguma lei que determine prazo para que cemitérios façam o controle do subsolo e de possíveis contaminações?
Os cemitérios têm até 31 de dezembro para se adequar à Resolução n.º 335 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que trata de dispositivos de segurança para monitorar o lençol freático. Há em vigência o Código Sanitário do Estado de São Paulo, normas e outras resoluções sobre o assunto. Mas cemitérios e poluição sempre foram assunto deixado de lado.

Há muitos cemitérios que poluem o solo com o necrochorume?
Cerca de 75% deles têm problemas de poluição ambiental e sanitária.

A poluição em Vila Formosa e em Vila Nova Cachoeirinha é grande?
Sim. Cada cadáver verte cerca de 200 mililitros de necrochorume por dia, que, se escaparem da sepultura, penetram no solo. Há alta carga tóxica e microbiológica, com vírus e bactérias. É só multiplicar o volume pelo número de sepulturas.

Há solução para evitar o vazamento desse líquido?
O ideal seria cremar os corpos. É a solução sanitária. Como não se pode impermeabilizar o fundo da sepultura, porque é preciso a troca de gases para ajudar na decomposição, pode-se usar um colchonete com um produto chamado necroblendas, que absorve o necrochorume. Também podem-se colocar saquinhos com esse produto, já fabricado em São Paulo e bastante utilizado na Europa, dentro do caixão antes do sepultamento.

E para o solo já contaminado?
Fazem-se furos no solo e injeta-se solução aquosa, o necroxidante, que vai lavando o caminho no subsolo e desinfeta. Antigamente se usava cal virgem. / E.R.

Agora vamos tentar entender um pouco mais sobre o Cápsula Mundi, um projeto sensacional e revolucionário! Vejam só que belo destino para nossos corpos, em vez de um cemitério teremos florestas, memórias em florestas, sem poluir, dando um destino realmente limpo aos corpos.
Anna Citelli e Raoul Bretzel são os criativos designers do projeto Capsula Mundi, um empresa italiana que projetou uma cápsula em forma de ovo para enterros. O corpo é colocado em posição fetal cabendo dentro do ovo biodegradável, a cápsula, então é plantada como uma semente no solo e a árvore escolhida vai ser plantada sobre a cápsula. A Cápsula Mundi é produzida com materiais 100% biodegradáveis​​ o que permitirá que o corpo se decomponha naturalmente em nutrientes que farão árvores ou outros organismos vegetativos crescem no local com facilidade.
Embora este ainda seja apenas um conceito na Itália devido às leis que proíbem um tipo não -padrão de enterro lá, isso pode ser feito nos Estados Unidos graças a grupos como Green Burial Council e empresas como Woodland Burial Parks e The Natural Death Centre na Inglaterra.
Anna Citelli e Raoul Bretzel estão atualmente buscando mudar as leis italianas para que possam usar de forma legal a sua criação. Somente madeira e metal pode ser usado para fazer caixões e cemitérios e estes têm de ser protegidos em uma área fechada e controlada . Os Designers criaram uma associação (Associazione Capsula Mundi) para alterar essa legislação.
A intensão dos Designers era criar algo que seria dedicado ao importante momento da morte. Eles perceberam que, independentemente da cultura ou religião a morte é um fenômeno biológico e levar uma reflexão sobre o quão distante estamos da natureza em nosso dia a dia e finalmente após a morte podermos nos reunir de uma forma respeitosa. Em vez de um cemitério padrão que contém fileiras de cruzes ou lápides, este novo tipo de sepultamento poderia criar florestas sagradas no futuro.

E você, o que você acha sobre ser enterrado em um ovo como uma cápsula?


Quer saber mais? Olha aqui:




Aqui um vídeo com mais informações sobre essas cápsulas:






Programa Bacana Para os Pequenos!


Vamos Falar Sobre o Crohn?

É um assunto que eu não trago muito aqui, mas tenho participado de grupos pelo Facebook, acompanhado pelo Instagram e vejo que exitem muitas dúvidas que geram medos e desconfortos nos portadores da Doença de Crohn. Isso é muito ruim! Pois a nossa doença não é muito visível e as pessoas só se chocam, compadecem, qdo conseguem ver a ferida e no nosso caso, a ferida é geralmente interna. Sim, existem as fístulas, cirurgias, mas daí, até chegar aí, alguns já passaram por maus momentos. E acabamos muitas vezes passando por frescos q não toleram dorzinhas! E ainda tem um grande problema, encontrar um profissional de saúde dedicado, especialista ou com larga experiência no assunto, Gastro, Procto, Reumato, Nutricionista. Todos são importantes para vencermos as crises e ficarmos por longos períodos de remissão (um sonho!).

Então vamos lá!
Estou com dores pelas articulações, pescoço e cotovelo. Vou encurtar bem, fui à Reumato q solicitou diversos exames de sangue e 3 ressonâncias (RNM), coluna dorso-lombar e sacroilíacas. Hoje farei as 2 primeiras e requer JEJUM de 2 horinhas! Mas isso me deixa taaaão chateada!!! Não gosto mesmo!  =(  Mas é por uma boa causa! Vamos investigar essas dores e saber se esse Crohn resolveu atacar em outro lugar além do intestino.

Para quem tem Crohn ou outra DII (doença inflamatória intestinal), para quem é curioso sobre o assunto, para os amigos, para os que têm outras doenças, sei lá! Para todos que quiserem buscar algo por aqui no blog sobre esse assunto, estarei atualizando tudo sempre. PROMETO! =D

Aqui nesse link do blog você poderá encontrar textos sobre esse assunto: http://farmale.blogspot.com.br/search/label/Doen%C3%A7a%20de%20Crohn

Ah! E para ler um pouco sobre as Espondiloartrites segue o link de um bom texto publicado na

Rev. Bras. Reumatol. vol.53 no.3 São Paulo May/June 2013

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042013000300003&script=sci_arttext

Até! 

Conheça Zeus, a incrível coruja cega que possui lindas “estrelas” dentro dos olhos | Jornal Ciência

Achei tão linda e diferente! Por isso compartilho com vocês! Sorte dela ter encontrado boas pessoas para lhe ajudar.

Conheça Zeus, a incrível coruja cega que possui lindas “estrelas” dentro dos olhos | Jornal Ciência