slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Feliz 2016! Com Muita Saúde!

Quem convive com ‪a doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa conhece bem essas palavras da figura abaixo, não é mesmo? Então, aproveitando as boas vibrações desse último dia do ano, quando todos estão desejando coisas boas, como paz, saúde, cura, amor... Quero desejar um ano cheio de saúde e se vierem as crises, que tenhamos força, sejamos perseverantes e positivos! Quem sabe vem alguma boa nova, um novo tratamento eficiente, a cura. Feliz 2016!


Vírus Zika e Síndrome de Guillain-Barré

Hoje encontrei um pequeno texto no Facebook que achei importante compartilhar e me fez buscar mais informação sobre o vírus zika que está deixando todo mundo com uma sensação desagradável de insegurança, medo mesmo.
O mosquito não é novo por aqui, o aedes aegypti é antigo e sempre volta a ser o assunto de primeira quando o tempo esquenta e com as chuvas de verão. Chove, as poças de água se multiplicam, vem o sol e o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito fica ideal.
A novidade esse ano são as viroses que não são passageiras, com sintomas que um bom repouso e acompanhamento médico resolvam. Casos de gestantes que foram contaminadas pelo vírus zika gerando crianças com microcefalia e hoje encontrei um perfil no Facebook onde uma a pessoa relata que sua mãe foi diagnosticada com a síndrome de Guillain-Barré.

O texto em questão vocês podem encontrar nesse link https://goo.gl/3lJ0pz, mas caso não tenha Facebook compartilho ele também aqui:
"Boa noite amigos! Quero compartilhar com vocês o dilema que eu e minha família temos vivido, com a finalidade de espalhar informações sobre o que alguns tentam abafar. Esperamos compartilhar com o máximo de pessoas possíveis para quem sabe, diminuir ou evitar o sofrimento em outras famílias.
Bom, no dia 27 de novembro minha mãe foi diagnosticada com o zika vírus. Os sintomas eram claros, as marcas começaram a surgir e se espalhar rapidamente pelo corpo dela, como mostra a primeira imagem. Ela sentiu coceira e incômodo nos primeiros dias, mas com a medicação as manchas foram sumindo aos poucos, porém os tornozelos incharam e doiam a cada dia mais. O problema verdadeiro veio a semana seguinte. No dia 5/12 minha mãe começou a sentir dormência nos pés e um pouco depois nos braços. A princípio ela achou que pudesse ser estresse... Mas então os sintomas foram progredindo. Ela começou a sentir fortes dores nas pernas e aumento da dormência... As mãos também ficaram dormentes e ela não segurava mais nada com firmeza. No dia 6/12 ela foi para uma Emergência onde disseram a ela que aquilo era apenas uma desidratação e a liberaram logo em seguida. Mas os sintomas só aumentaram e ela começou a perder a firmeza nas pernas, se estivesse de pé, de repente as pernas "falhavam" e ela caia... Começou então a só andar com ajuda. No dia 8/12 ela voltou ao médico onde tomou uma vitamina, mas as dormências não passaram. Eu estava muito preocupada com tudo o que ela estava sentindo e fui pesquisar. Achei um artigo científico que falava sobre a Guillian- Barré, mas como seu diagnóstico não é fácil, foi descartado inicialmente. Mas no dia 9/12 quando acordei vi no facebook e na tv especulações sobre a associação do zika vírus com a Guillian- Barré, corri com a minha mãe às pressas para um hospital em Copacabana pois eu buscava um lugar grande, com recursos onde pudessem investigar aqueles sintomas. Ao chegar lá minha mãe já estava com a boca, olhos e língua dormentes e "fisgando". Então minha mãe foi atendida por uma doutora maravilhosa e com certeza guiada por Deus que, observou cuidadosamente cada movimento que minha mãe tentava fazer e não conseguia, prestou atenção em cada detalhe das informações que demos a ela, sempre acalmando minha mãe. Pediu a ela uma tomografia e um exame de sangue que foram feitos e entregues poucas horas depois, como nenhum dos exames apontou irregularidades, a doutora pediu uma Punção Lombar (exame caro que consiste na retirada e análise do líquor, na medula espinhal). Com o resultado do exame, que chegou durante a madrugada do dia 10/12 minha mãe foi enfim diagnosticada com a síndrome e então transferida logo em seguida para um outro hospital, onde ofereciam o tratamento com imunoglobulina no CTI.
Hoje, dia 11/12 foi seu segundo dia de tratamento e as melhoras aparecem aos poucos. Ela começa a sentir as pernas e movimentar os braços.
Mas, apesar de não te-la em casa ainda, completamente saudável e comemorando sua recuperação, decidimos divulgar seu caso pelos simples fatos:

1- Hoje ela só está bem e em tratamento pq foi socorrida a tempo. Afinal, a síndrome já havia atingido a face;

2- Porque há muita falta de informação e não sabemos se existe mais casos como esse e se há diagnóstico ou tratamento disponível a todos e estamos tentando divulgar os sintomas e também sua rápida evolução;

3- Porque somos informadas no Hospital onde minha mãe foi diagnosticada que ela era um dos primeiros casos registrados e que talvez entrasse nas estatísticas, mas por não ser moradora da zona sul, infelizmente não teria tanta repercussão.

4- Porque achamos inadmissível que em pleno séc 21 ainda existam pessoas sofrendo e afirmo a vocês que, MORRENDO por conta da falta (proposital) de informação.

5- Explicar um pouco mais sobre a Guillian- Barré: Ela é uma síndrome de caráter autoimune e inflamatória. Afeta o sistema nervoso e pode provocar fraqueza muscular e paralisia (geralmente temporária) dos membros. Ela pode afetas pessoas de qualquer idade, começa a se manifestar por formigamentos nos pés e nas mãos e então vai subindo para os membros superiores. O formigamento e a alteração da sensibilidade dos membros vêm acompanhado de fraqueza nos músculos da face e da respiração (pode levar a óbito) o que faz com que o paciente precise ser tratado em UTI.
Na maioria das vezes a síndrome surge algumas semanas após uma infecção por vírus ou bactérias. O diagnóstico da SGB é clínico, porém reforçado por análise de liquor e achados de estudos neurofisiológicos.

6- Compartilhar com o maior número de pessoas que pudermos para alertar a população, para que tomem cuidado com a proliferação do mosquito e também com o sintomas que surgem. Para não desistirem de buscar um diagnóstico ou solução para o que estiver sentindo. Todos temos o direito de saber o que temos e principalmente de sermos tratados dignamente.

Obrigada amigos, compartilhem com quem puder!"

Junto com esse texto segue essa imagem:

https://goo.gl/3lJ0pz

Confesso que ainda não havia buscado informações sobre esse assunto, mas resolvi fazer umas pesquisas e compartilho aqui com você.

Um pouquinho da história do vírus Zika:

Foi isolado pela primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na floresta Zika em 1947, por esse motivo esta denominação. Entre 1951 a 2013, evidências sorológicas em humanos foram notificadas em países da África (Uganda, Tanzânia, Egito, República da África Central, Serra Leoa e Gabão), Ásia (Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Indonésia) e Oceania (Micronésia e Polinésia Francesa).
Nas Américas, o Zika Vírus somente foi identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no oceano Pacífico, 3.500 km do continente no início de 2014.
O Zika Vírus é considerado endêmico no Leste e Oeste do continente Africano. Evidências sorológicas em humanos sugerem que a partir do ano de 1966 o vírus tenha se disseminado para o continente asiático.
Atualmente há registro de circulação esporádica na África (Nigéria, Tanzânia, Egito, África Central, Serra Leoa, Gabão, Senegal, Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Quénia, Somália e Burkina Faso) e Ásia (Malásia, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Camboja, Índia, Indonésia) e Oceania (Micronésia, Polinésia Francesa, Nova Caledônia/França e Ilhas Cook).

Casos importados de Zika virus foram descritos no Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Austrália (12) Adicionar Ilha de Páscoa.

http://portalsaude.saude.gov.br/images/jpg/2015/maio/22/mapa-zika.jpg

Vocês sabem quais os sintomas, forma de transmissão, o que fazer se estiver com os sintomas? Vocês sabiam que podem e devem denunciar a Secretaria Municipal de Saúde quando encontrarem focos de criadouros do mosquito? Essas informações vocês podem encontrar no Portal da Saúde nesse link: portalsaude.saude.gov.br 

Abaixo compartilho perguntas e respostas importantes para entender um pouco mais sobre esse vírus e como se proteger.

O que é a febre por Vírus Zika?
 É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

Como é transmitida?
O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores. No entanto, está descrito na literatura científica, a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional.

Quais são os principais sinais e sintomas?
Segundo a literatura, mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, porém quando presentes são caracterizadas por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça e menos frequentemente, edema, dor de garganta, tosse, vômitos e haematospermia. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a artralgia pode persistir por aproximadamente um mês.
Recentemente, foi observada uma possível correlação entre a infecção ZIKAV e a ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) em locais com circulação simultânea do vírus da dengue, porém não confirmada a correlação.

Qual o prognóstico?
Em suma, vem sendo considerada uma doença benigna, na qual nenhuma morte foi relatada e autolimitada, com os sinais e sintomas durando, em geral, de 3 a 7 dias. Não vê sendo descritas formas crônicas da doença.

Há tratamento ou vacina contra o Zika vírus?
Não existe O tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outros drogas anti-inflamatórias em função do devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus.
Não há vacina contra o Zika vírus.
A SVS/MS informa que mesmo após a identificação do Zika Vírus no país, há regiões com ocorrência de casos de dengue e chikungunya, que, por apresentarem quadro clínico semelhante, não permitem afirmar que os casos de síndrome exantemática identificados sejam relacionados exclusivamente a um único agente etiológico.
Assim, independentemente da confirmação das amostras para ZIKAV, é importante que os profissionais de saúde se mantenham atentos frente aos casos suspeitos de dengue nas unidades de saúde e adotem as recomendações para manejo clínico conforme o preconizado no protocolo vigente, na medida em que esse agravo apresenta elevado potencial de complicações e demanda medidas clínicas específicas, incluindo-se a classificação de risco, hidratação e monitoramento.

Como evitar e quais as medidas de prevenção e controle?
As medidas de prevenção e controle são semelhantes às da dengue e chikungunya. Não existem medidas de controle específicas direcionadas ao homem, uma vez que não se dispõe de nenhuma vacina ou drogas antivirais.

Prevenção domiciliar
Deve-se reduzir a densidade vetorial, por meio da eliminação da possibilidade de contato entre mosquitos e água armazenada em qualquer tipo de depósito, impedindo o acesso das fêmeas grávidas por intermédio do uso de telas/capas ou mantendo-se os reservatórios ou qualquer local que possa acumular água, totalmente cobertos. Em caso de alerta ou de elevado risco de transmissão, a proteção individual por meio do uso de repelentes deve ser implementada pelos habitantes.
Individualmente, pode-se utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia quando os mosquitos são mais ativos podem proporcionar alguma proteção contra as picadas dos mosquitos e podem ser adotadas principalmente durante surtos, além do uso repelentes na pele exposta ou nas roupas.

Prevenção na comunidade
Na comunidade deve-se basear nos métodos realizados para o controle da dengue, utilizando-se estratégias eficazes para reduzir a densidade de mosquitos vetores. Um programa de controle da dengue em pleno funcionamento irá reduzir a probabilidade de um ser humano virêmico servir como fonte de alimentação sanguínea, e de infecção para Ae. aegypti e Ae. albopictus, levando à transmissão secundária e a um possível estabelecimento do vírus nas Américas.
Os programas de controle da dengue para o Ae. aegypti, tradicionalmente, têm sido voltados para o controle de mosquitos imaturos, muitas vezes por meio de participação da comunidade em manejo ambiental e redução de criadouros.

Procedimentos de controle de vetores
As orientações da OMS e do Ministério da Saúde do Brasil para a dengue fornecem informações sobre os principais métodos de controle de vetores e devem ser consultadas para estabelecer ou melhorar programas existentes. O programa deve ser gerenciado por profissionais experientes, como biólogos com conhecimento em controle vetorial, para garantir que ele use recomendações de pesticidas atuais e eficazes, incorpore novos e adequados métodos de controle de vetores segundo a situação epidemiológica e inclua testes de resistência dos mosquitos aos inseticidas.

Como denunciar os focos do mosquito?
As ações de controle são semelhantes aos da dengue, portanto voltadas principalmente na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.

O que fazer se estiver com os sintomas de febre por Vírus Zika?
Procurar o serviço de saúde mais próximo para receber orientações. 


No dia 10 de dezembro/15 foi publicada uma reportagem no site G1 sobre a relação do vírus zika com a síndrome de Guillain-Barré:

O número de casos de uma síndrome rara cresceu em pelo menos cinco estados brasileiros.
O Ministério da Saúde afirma que pode ter relação com o zika vírus, mas a situação continua sendo investigada.
A relação do zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, com a microcefalia já foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Agora, o ministério esclarece que a infecção pelo zika também pode provocar a síndrome de Guillain-Barré.
Essa síndrome afeta o sistema nervoso e pode provocar fraqueza muscular e paralisia - geralmente temporária - dos membros.
Os músculos da face também podem ser afetados e, em casos mais graves, a respiração, o que faz com que o paciente precise ser tratado em unidades de terapia intensiva. Em alguns casos, pode até levar à morte.
Mas isso não significa que a pessoa contaminada pelo zika vai ter esta síndrome. A Guillain-Barré também pode resultar de outras infecções.
“Pode acontecer uma complicação neurológica em várias doenças causadas por vírus ou bactérias, mas isso é muito raro e em geral os sintomas são reversíveis”, explica Cláudio Maierovitch, do ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde ainda esclareceu que continua investigando como o zika vírus estaria relacionado com a Guillain-Barré. O tratamento está disponível no SUS, mas não há dados nacionais de registros da síndrome, porque os hospitais não são obrigados a notificar os casos para as autoridades de saúde.
Mas pelo menos cinco estados observaram um aumento de ocorrências da síndrome, onde também se constatou a presença do zika vírus.
Em Pernambuco, foram 43 casos de Guillain-Barré em 2015. Em 2014, tinham sido só nove. Na Bahia, há 65 registros confirmados e 87 sendo investigados. Não há dados de anos anteriores, mas o número mais do que dobrou em apenas cinco meses.
O Rio Grande do Norte teve um aumento de 23 para 33 casos de 2014 para 2015. No Piauí, foram 42 casos em 2015 contra 23 em 2014. Minas Gerais teve 189 casos suspeitos até o fim de novembro. Em 2014, foram 155.
O vírus zika é identificado em testes de laboratório, mas a síndrome de Guillain-Barré precisa ser diagnosticada a partir de exames clínicos.
Na maioria das vezes, a síndrome ocorre algumas semanas depois de uma infecção.
“Tem muita condição clínica que parece Guillain-Barré, mas que não é. O critério do diagnóstico é fundamental em bases clínicas. Então atentem para um diagnóstico de um modo coerente para que se evite esse alarde de achar que tudo é zika, tudo é Guillain-Barré”, explica Osvaldo Nascimento, da Academia Brasileira de Neurologia."

Então, fica mais um alerta sobre as consequências de quem contrai esse vírus. Importante sempre buscar orientação Médica, cuidar dos ambientes evitando criadouros de mosquitos, usar repelente no corpo e no ambiente. Aqui estamos usando o Exposis no corpo e no ambiente as tomadas com pastilhas ou líquidos e também espirais. Para não ficar um texto longo, compartilharei mais informações sobre os repelentes e caso encontre mais alguma notícia importante trago aqui para o blog.

Orientação e informação de fontes confiáveis devem ser compartilhadas e divulgadas. Cuidado com as buscas pela internet, cuidado com boatos, não compartilhe informação sem antes checar a fonte. Já vivemos em um tempo de grande estresse, esse ano de 2015 não foi dos melhores mesmo, muita guerra, doenças, escândalos políticos, então saiba que quem propaga boatos via aplicativos e redes sociais provavelmente está cometendo um crime e quem divulgou a informação mentirosa pode ser punido caso seja identificado. 
O delegado Alessandro Vieira da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) explica sobre esse assunto no site do Jornal da Cidade:  
“Essas pessoas que divulgam fatos que geram uma comoção e uma mudança na rotina das pessoas são sim crimes, estão previstas no código penal e temos inclusive investigações em andamento com relação a crimes dessa natureza. São crimes de menor potencial ofensivo, no caso de uma disseminação de boato que vai gerar pânico, como esse do Cenam, vai responder processo junto ao Juizado Especial Criminal.”

Sejam responsáveis cuidando da sua casa, de ambientes onde podem proliferar os mosquitos, denuncie focos de mosquitos, facilite a entrada do agente de saúde na sua residência e/ou trabalho, procure informação com pessoas qualificadas e não compartilhe boatos.

Denúncias de focos de mosquito:




Mais sites para denunciar aqui: https://goo.gl/slWwOx

Tutorial de Natal - Pompons de Lã

Chegou dezembro! Ok estou atrasada, hoje já é o terceiro dia de dezembro, mas aqui também está aquela correria de final de ano, parece que não vai dar tempo de terminar tudo que programamos para dezembro somando com as obrigações que sempre rolam nesse mês. Dezembro para mim parece um mês menor e vocês o que acham? Alguma dica para otimizar a programação nesse mês?

Estou com alguns projetos que foram surgindo esse ano e alguns estou conseguindo colocar em prática para o blog, criei a página, modifiquei o layout, fiz parcerias bacanas e algumas estão se fortalecendo. As idéias e desejos foram tantos nesse ano que realmente não dei conta de tudo aqui. 

Hoje vou estrear os tutorias no blog junto com uma parceira muito querida e fruto de uma amizade que se fortaleceu através da gravidez, mais uma mãe empreendedora.

Para quem ainda não conhece esse termo tutorial não precisa fugir do blog,  pelo contrário, você vai perceber que é só um uma aula ou curso que deve ser breve e que tenha a função de explicar de uma forma prática e simples um determinado programa, produto, uma tarefa, etc. Os tutoriais obedecem geralmente a uma ordem lógica, uma vez que apresentam uma série de passos (também conhecidos como PAP = Passo A Passo). Somente olhando algumas imagens dá para entender e por em prática o que está sendo ensinado.

Aproveitando o clima natalino vou iniciar com um tutorial de pompons de lã que podem enfeitar a sua árvore ou algum outro local/objeto da sua casa.

Materiais:
Novelo de Lã
Tesoura
Baker twine (barbante colorido que você pode encontrar em lojas de artesanato)



Vocês podem criar uma guirlanda de pompons para decorar a casa toda!  Podemos criar muitos mimos bacanas com os pompons, a Ana Tereza enfeitou a árvore e a cortina da casa da família. 


Aqui mais algumas imagens para vocês se inspirarem com os pompons:





O tutorial dos pompons foi feito pela Ana Tereza a criativa dona das empresas Saporuga e Spa Party. É mais uma mãe empreendedora que priorizou a maternidade para acompanhar sempre de pertinho o crescimento da cria. Formada em Educação Física, profissão que sempre vai morar no seu coração e quem sabe um dia retorna, buscou uma forma de continuar trabalhando sem ficar muito tempo longe da cria. 
A Saporuga é uma empresa de decoração de festas com kits personalizados incluindo os convites virtuais e impressos, lembrancinhas, chalkboard, bandeirolas, identidade visual. 
O Spa Party é um dia de festa nos moldes de um salão de beleza que vai até a casa ou salão de festas do cliente, conta com profissionais experientes em maquiagem, cabelo e embelezamento das unhas para crianças e adultos. 

www.facebook.com/diadabelezavitoriac
www.facebook.com/Saporugapersonalizados






Tempo de Estar Junto

Chega o final do ano e começam os compartilhamentos pela internet de mensagens de paz, amor, união, de toda aquela reflexão sobre estar junto. Esse ano tem um vídeo viralizando com uma mensagem importante sobre o que temos de prioridade em nossas vidas e parece que o tempo, ou melhor, a falta dele tem sido a grande vilã dessa ausência e até mesmo falta de consideração por pessoas que tanto nos querem bem. Compartilho aqui o comercial com legenda em Português para que de alguma maneira possa tocar mais corações e refletirmos sobre as relações, os laços  que estamos deixando de estreitar. 


Não percam tempo com coisas desnecessárias, tenham tempo para aqueles que te amam, que te querem bem. Não deixem de se reunir com os seus queridos, organizem suas vidas colocando prioridades para estar com as pessoas que realmente importam. Muito, muito triste saber que deixamos de estar juntos quando tivemos oportunidade, arrepender-se do que não foi feito acho que é pior. Um final de semana por mês, será que vocês não conseguem se reunir com aqueles que te querem bem? Ok, a vida parece que está correndo, o tempo está mais ligeiro... não, não mesmo, estamos sim nos sobrecarregando e isso faz o tempo parecer menor. Então que pelo menos nas datas festivas estejam juntos e mantenham os laços estreitos! 

Presentinhos de Natal para a Criançada!


Você já viu os kits de camisetas que a Marré Deci preparou? Os preços estão tudo de bom! Dá pra escolher presentinhos pra criançada toda!

Clica aqui  Marré Deci ou na imagem acima e corre pra loja que ainda dá tempo do Papai Noel entregar! Ho Ho Ho!!!

Quibe Assado de Berinjela

Testei mais uma receita do blog Presunto Vegetariano, o quibe assado de berinjela. Já fiz algumas vezes aqui a versão com carne de soja, do mesmo blog, mas leio tanta coisa ruim sobre a soja que resolvi não mais usar aqui em casa.
Esse quibe é mais uma dessas receitas que me apaixonam pelo aroma, e o ingrediente que dá esse cheirinho gostoso não é o ingrediente principal, é o alho. Vamos ver a receita:

Ingredientes:
1 berinjela grande (usei 3 pequenas orgânicas)
3 dentes de alho grandes
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 colher (de sopa) de tahine (não tinha em casa, então não usei)
Suco de 1 limão tahiti
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1 colher (de sopa) de hortelã desidratada (usei fresca)
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícara (de chá) de água fervente
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto (não usei)
1 colher de sopa de vinagre (usei de maçã orgânico)
Azeite

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento e faça cortes cruzados sobre sua superfície, formando losangos. Deixe estas metades da berinjela de molho em um litro de água com 1 colher de sopa de vinagre por 15 minutos.
Coloque estas metades da berinjela em uma assadeira forrada com papel manteiga (não tenho nunca esse papel em casa, então uso uma assadeira de teflon), juntamente com 3 dentes de alho grandes, regue com cerca de 2 colheres de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto (não uso pimenta aqui em casa) e leve para assar por 30 minutos ou até a polpa estiver macia. Gente! Agora vai sentindo o cheirinho do alho assando, eu adoro!
Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, adicione a água fervente, misture e deixe hidratando até a água secar totalmente, o que vai levar cerca de 15 minutos.
Retire a assadeira do forno e espere esfriar um pouco. Raspe toda a polpa da casca com o auxílio de uma colher e coloque em uma vasilha. Adicione os alhos assados picados, a cebola picada, o tahine (não usei), o limão, o cheiro verde, a hortelã e misture. Adicione o trigo hidratado e misture novamente. Tempere com mais sal, misture e coloque esta mistura em uma travessa.
Leve para assar a 240ºC por 40 minutos ou até o quibe ficar levemente corado. Regue com azeite para servir e está pronto!

Uma observação aqui, poderia ter usado 4 berinjela pequenas, pois achei que fiquei com pouca polpa, então não usei todo o trigo e fiquei com um quibe pequeno que rendeu para 3 pessoas sem direito a repetir.

Aqui o link do Presunto Vegetariano com a receita, e tem um vídeo bem didático para você não errar a receita: presuntovegetariano.com.br/receitas/vegan/quibe-assado-de-berinjela/

Esse é o meu quibe antes de assar:


E aqui após assar:





PROMOÇÃO DE SEXTA-FEIRA 13

PROMOÇÃO ! ! ! Mega! Super! Com roupinhas tudo de bom! Cheias de estilo e muito confortáveis! 

Você não pode perder! Avisa para as amigas! 


Tem medo de sexta 13? Que é isso! Quem disse que sexta-feira 13 não dá sorte? Hoje é seu dia de SORTE sim! Quer ver? 
Emoticon smile

Agarra o cuponzinho SEXTAFEIRA13 para fazer um festerê na loja Marré Deci com 15% de descontoE olha... o cupom vale até no outlet que está renovado, cheio de oportunidade!


Clica nessa imagem cheia de sorte e vá diretinho para a loja Marré Deci! 

http://marredeci.com.br/?utm_source=farmale&utm_medium=baner&utm_campaign=faramalesf13

Conhecem uma Roça Orgânica?

Vocês têm curiosidade de conhecer uma plantação orgânica? Então chegou o dia! Olhem só essa programação que a Quitanda Natural preparou para vocês passarem um dia na roça orgânica: visita aos plantios, boa conversa sobre o tema, um delicioso café da manhã, almoço da culinária roça-chique, lanchinho carinhoso e presentinhos de despedida.

E aí, gostou? Eu amei! Voçês podem acompanhar tudo pelo evento criado no Facebook nesse link:
https://www.facebook.com/events/682714988530944/



Quanto ao investimento para participar do evento, é uma forma, de você consumidor/cliente e amigo, poder colaborar com o projeto: gastos com a certificação dos produtos, da obras com as fábricas artesanais, construção da primeira estufa (de novembro a fevereiro, perdemos tudo queimando sob o sol), dentre uma lista enorme pertinente ao plano de manejo orgânico. E principalmente ajudar manter os funcionários pagos de modo digno e com todos os direitos assegurados.




O investimento para participação no dia 29, é de R$ 100,00.
Pode ser pago em 2x, - uma até o dia (NOVA DATA) 20/11, que é a garantia da inscrição - e outra até o dia 29/11).

DESCONTOS para crianças de até 10 anos. Crianças até 5 anos não pagam. Crianças de 6 até 10 anos pagam meia.

Data: 29 de novembro de 2015.

Ah! Quem desejar pode fazer uma feirinha no final do evento na fazenda.




Clicando nas imagens vocês serão direcionados à página do evento no Facebook. ;-)

Esse link é da página no Facebook da Quitanda Natural: www.facebook.com/quitandanatural


Duas Receitas Veganas Testadas e Aprovadíssimas

Encontrei duas receitas essa semana que me deixaram com água na boca e o melhor é que utilizam ingredientes fáceis e são simples de fazer. Confesso que quando vejo uma receita com muitos detalhes desanimo logo. E vocês, costumam arriscar receitas mais elaboradas?

As duas receitas são do blog Veganana que tem uma página no Facebook que eu acompanho e vou babando nas receitas. Esse é o link da página: www.facebook.com/VegananaOficial

A primeira que fiz foi a de hamburguer de quinoa com gergelim e aveia. Tripliquei a receita para poder congelar os hamburguers e ter como opção rápida para aqueles dias que bate aquela preguiça de cozinhar. Hamburguer industrializado nem me lembro mais a última vez que comi!

A receita está muito bem explicada e com imagens para vocês acompanharem se a sua preparação está indo bem. Fico bem mais segura quando encontro receitas assim com fotos do preparo.

Fiz algumas substituições, não usei a páprica, esqueci de comprar e a pimenta também não usei para que a minha filha possa comer. Ela comeu e repetiu! Realmente ficou delicioso! Podem tentar por ai! Super saudável e bem fácil de fazer. Não fiz assado, fiz na frigideira com um fio de azeite colocando uma tampa para deixar bem abafado e cozinhar por igual; não agarrou em nenhum momento na frigideira e apesar de ser bem macio não se desfez. Claro que quando virei para dourar o outro lado fui cuidadosa.

Utilizei farinha de milho e cenouras orgânicas que agora encontro pertinho de casa! Finalmente uma feira orgânica por aqui! Assim posso escolher os alimentos, coisa que não faço quando compro pela internet, a única opção de orgânicos até então. Mais informações aqui: https://goo.gl/T41hXm

Olhem só que lindões ficaram os meus hamburgers:




A outra receita que fiz deixou minha casa perfumada de chocolate! Um bolinho de banana da terra com chocolate =) Detalhes que encantaram nessa receita: sem farinhas, sem leite ou derivados, sem ovos como todo alimento vegano e nem mesmo leite vegetal! Poucos ingredientes e simplérrimo de fazer. Eu não encontrei as gotas de chocolate então usei um chocolate em barra com 85% de cacau que nunca falta aqui em casa, pois é o preferido da minha filha e do marido também. Piquei com uma faca em pedaços não muito pequenos e misturei na massa.

Essa receita faz parte do blog Barbarelismus com receitas em Inglês e é parceiro do blog Veganana que compartilha as receitas em Português.

Olhem só como ficou o meu:




Comemos ainda morninho com o chocolate derretendo... olha, é de dar água na boca mesmo! Tentem fazer por aí! Não vão se arrepender.

Outra observação que gostaria de compartilhar com vocês é a sensação boa de cozinhar alimentos de origem animal, pois sempre que uso ovos ou carnes fico numa neura de contaminação por bactérias pela cozinha, cozinho com medo mesmo, é sério! Então vejam só que maravilha essas receitas, sem preocupação, sem neuras e sem culpa. Pensem nisso! Caminhando para o veganismo, mantendo o foco.

Agora aqui o link para a receita do hamburguer:
blog.veganana.com.br/2014/11/hamburguer-de-quinoa-com-gergelim-e.html

E aqui para o bolo:
blog.veganana.com.br/2015/09/bolinho-vegano-de-banana-da-terra.html

Fui até o blog Veganana deixei um comentário lá sobre essa delícia de bolo, como sempre faço quando fico encantada com alguma receita e logo veio um agradecimento da Lori Ellis do blog Veganana e em seguida do blog Barbarelismus. Muito carinho, carinho em dobro! Claro que fiquei feliz e gentileza eu divulgo também.


Falando Sobre Alimentação Vegana, Espiritualidade e Saúde

Essa semana voltei a sentir o horror que sentia quando assistia videos sobre como são tratados os animais para consumo. Fazia tempo que não assistia, muito tempo mesmo... ficava chocada e com uma tristeza que beirava à depressão, então resolvi parar de assistir. Erro meu... somos aquilo que comemos, nossa saúde está diretamente ligada ao que comemos e eu com uma doença autoimune e inflamatória intestinal (Doença de Crohn) já deveria ter aprendido isso. Anos com um hábito alimentar construído à base de animais, anos comendo muita besteira, industrializado e sim, é difícil pra caramba desconstruir um hábito.

Voltando ao video que assisti e me deixou novamente com uma tristeza profunda, um boi que fugiu do abate sendo perseguido por um homem que atirou algumas vezes nele e ainda assim não conseguiu matá-lo, veio outro homem e finalizou sua agonia com mais dois tiros. Assisti e não me arrependo de ter assistido. Isso está no meu pensamento todos os dias, até choro quando lembro. E esse video me deu mais uma vez aquele empurrão, não, melhor, aquele tapa na cara para acordar e refletir sobre a minha alimentação, sobre todo o sofrimento que chega ao meu prato, para o meu consumo.

Uma vez conversei com uma senhora que é uma das palestrantes do centro espírita que frequento sobre não comer carne e outros alimentos de origem animal. Ela me respondeu assim: nada de radicalismo, mas se for uma provação sua, siga sua consciência. Conselho recebido e fui dar uma lida sobre o assunto - provas e expiações.
Encontrei um texto pequeno mas bem claro em suas explicações, compartilho aqui um trecho e o link para quem tiver interesse em ler por completo:

"O uso do livre arbítrio são ações que provocam reações, no tempo e no espaço. As boas escolhas produzem progresso evolutivo, enquanto as escolhas infelizes geram provações  ou  expiações que se configuram como mecanismos evolutivos, moduladores da lei de causa e efeito,  claramente consubstanciada no planejamento reencarnatório de cada indivíduo. Daí Emmanuel afirmar: “A lei das provas é uma das maiores instituições universais para a distribuição dos benefícios divinos.”[3]

Para melhor compreensão do assunto, Emmanuel especifica também a diferença que há entre  prova (ou provação)  e  expiação: “A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é pena imposta ao malfeitor que comete um crime.”[4]

Percebe-se, portanto, que a prova assemelha-se a uma corrida de obstáculos que tem o poder de impulsionar o progresso humano. As provas sempre existirão, mesmo para Espíritos superiores,  por se tratarem de desafios evolutivos.   A expiação, contudo, representa uma contenção  temporária da liberdade individual, necessária à reeducação do Espírito que, melhor utilizando o livre arbítrio, reajusta-se  às determinações das leis divinas.


As provações podem ser difíceis, não resta dúvida,  mas,  por seu intermédio, o Espírito é colocado em situações que o afasta do estado de inércia em que ora permanece ou se compraz, proporcionando-lhe, ao mesmo tempo,  oportunidades para  que ele possa trabalhar a melhoria das suas atuais condições de vida."


Espero realmente conseguir não mais me alimentar de sofrimento animal, espero encontrar por aqui muitos com essa mesma vontade e quem sabe inspirar vocês a seguir esse caminho.

Quanto ao Crohn, tenho que usar alguns medicamentos para controle da doença e sendo assim, dizer um dia que sou vegan não será possível. Não tenho opção para ficar sem os medicamentos ou haver uma substituição por algum que não passou pelos testes em animais. Não me culpo por isso, pois não faço uso por escolha e sim por necessidade. Parece hipócrita mas não me sinto assim. Como eu escrevi, não tenho escolha nesse caso, mas nos outros, na minha alimentação, nas minhas escolhas com vestuário, produtos de limpeza, etc, temos escolha e uma boa variedade. Caso vocês não saibam, existem lojas, sites com produtos diversos sem origem animal. Precisamos buscar informação e pedir ajuda aos que já são veganos para conseguirmos mudar e criar novos e bons hábitos. Será bom para a gente, para os animais e para o planeta.


"Não é deixando de comer carnes que o ser se espiritualiza, é se espiritualizando que ele deixa de comer carnes". - Babajiananda




Mudanças Climáticas: Somos Todos Responsáveis

Mudanças Climáticas: Somos Todos Responsáveis é um evento organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil, WWF-Brasil e a Fundação Planetária do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério do Meio Ambiente, Estados-Membros da UE no Brasil e suas instituições culturais.

Durante oito dias, o Planetário do Rio de Janeiro terá uma programação dedicada às mudanças climáticas e ao que tem sido feito para amenizar seus efeitos, a Semana do Clima.

Serão exposições, palestras, oficinas e muito mais. Tudo gratuito!

Acesse o site oficial do evento e veja a programação: www.semanadoclima.org.br.

Informações: somostodosresponsaveis@wwf.org.br

Página no Facebook: https://www.facebook.com/semanadoclima
Link do envento no Facebook: https://www.facebook.com/events/667561653346150/
Site do Planetário do Rio de Janeiro: http://www.planetariodorio.com.br

Local:
Planetário do Rio - Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea, Rio de Janeiro
Telefone : +55 21 2274-0046


Baile do Tijolinho no Shopping Nova América

O Baile do Tijolinho é um evento infantil tradicional das comemorações de Carnaval que acontece no Shopping Nova América e nesse domingo, dia 25 de outubro, vai rolar mais um "esquenta" para o Carnaval 2016! 

Para o baile desse domingo o tema será Halloween e por isso os pequenos podem e devem vir fantasiados. Haverá distribuição de brindes para os mais criativos! 

O Baile é gratuito e acontece na Praça de Alimentação do 1º piso, das 15h às 18h. 

Aqui o link do evento no Facebbok:


Local: Shopping Nova América - Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126 - Del Castilho, Rio de Janeiro - RJ





Toda opressão é resultado de algum tipo de roubo

Dia das Crianças chegou ao fim, um pouco mais tarde do que o habitual a minha criança foi dormir... em paz e segura. Estou certa disso. Escolhemos Montessori  como método de ensino e a brilhante Doutora Maria Montessori me ajuda todos os dias! Em todos os momentos em que ainda me pego roubando a infância, ela me ajuda a respeitar e acreditar na minha filha. Ela me ajuda a ser um adulto que respeita e acredita na criança! 

Vou me atrever a dar um conselho aqui, cliquem no link leiam esse texto por inteiro, repleto de verdades. Aqui está o link para que leiam o texto por completo do Lar Montessori: http://larmontessori.com/2015/10/12/dia-das-criancas-e-opressao/

"Toda opressão é resultado de algum tipo de roubo. Nós, adultos, roubamos a natureza das crianças, e não parece que chegará logo o momento em que a devolveremos. Nós roubamos a água que fluía aos pés da criança menor de todas, e a colocamos a mais de um metro, muitas vezes, em um bebedouro que exige controle motor fino para funcionar. Nós roubamos a comida que ficava pendurada entre as folhas de um arbusto baixo e a escondemos atrás de uma grossa porta de metal fechada por tecnologia magnética, que exige força para abrir. Nós roubamos a diversão que rodeava a criança e a instalamos em prateleiras que exigem dinheiro para serem possuídas. Nós roubamos o sono que acontecia à sombra das árvores e o colocamos numa masmorra de madeira ou plástico envolta em grades, que exige nossos braços para ser acessada. Nós roubamos tudo. Nós só somos superiores à criança porque, aos poucos, roubamos tudo o que ela tinha." Lar Montessori

Dia das Crianças no Imperator

Muita diversão em clima lúdico no Imperator com todos os eventos gratuitos, exceto o espetáculo infantil “O Novo Mundo Encantado Buarque de Hollanda”.



PROGRAMAÇÃO
10h – Abertura da casa com a banda perna de pau Tropa da Alegria
10h30 – Contação de histórias com Bianca Barboza
11h30 – Circo em família – Workshop de circo para pais e filhos
13h às 17h – Maquiagem artística
13h30 – Oficina de Pipas – Aprenda a criar suas próprias pipas
15h – Ivan Zigg – Bem-humorada apresentação para pais e filhos, que mistura música, histórias e ilustrações pintadas na hora com o premiado autor e ilustrador Ivan Zigg
18h – Sessão extra do espetáculo infantil “O Novo Mundo Encantado Buarque de Hollanda”

Local: Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Rua Dias da Cruz, 170 - Meier, Rio de Janeiro

Site: http://www.imperator.art.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/imperator.centroculturaljoaonogueira
Evento do Dia da Crianças: https://www.facebook.com/events/1669462693297907/





Compartilhando Novidade da Marre deci!

Seja você um trekkie ou não, já ouviu falar na série Star trek, que iniciou na TV em 1966, virou filme e nos encanta até hoje.
A Marré deci​ inspirada nos uniformes da Frota Estelar está com uma coleção bacana na loja! Tem body e tem camiseta também!
E as saias? São novidades na loja também! Vamos dar uma passadinha lá na loja? Usem o cupom FARMALE para garantir 10% de desconto nas comprinhas!
Ficou alguma dúvida? Nunca comprou pela internet? Pode falar comigo por aqui também que te ajudo lá no site. ;)

Link da loja: marredeci.com.br





Disney Magic Run 2015

Dia das Crianças comemorando com a família em um evento pra lá de saudável por meio da pratica esportiva! Na Disney Magic Run!

A Disney Magic Run é uma prova de corrida de rua e o que ela tem de mais especial é a possibilidade de crianças irem ao evento e participarem da caminhada de 3 km  ao lado de um responsável, além de interagir com personagens da Disney. E ao final da prova, todos os participantes ganham medalhas Disney!

Este evento faz parte da campanha com o  selo “Inspire-se, Disney Cidadania” que reúne os esforços da prática de Cidadania Corporativa da Companhia e convida todos a viverem de forma mais saudável, cuidar do meio ambiente, fortalecer as comunidades e fomentar a criatividade para solucionar problemas e detectar oportunidades.

Descrição:
São dois percursos: uma caminhada de 3 km para a família toda participar com toda a magia da Disney e uma corrida de 6 km de muita adrenalina e diversão para os participantes com 16 anos completos em 2014.
A taxa de inscrição  dá direito a participar da corrida ou da caminhada, a uma camisa, número de peito, chip e sacola.

Inscrição Individual:
CORRIDA 6K – R$ 120,00
CAMINHADA 3K – R$ 120,00

Pacote Família: R$ 105,00 por participante
Para ativar o desconto, a inscrição de todos os participantes do grupo deve ser realizada de uma única vez, seguindo as regras do pacote Família. (O pacote Família permite grupos de 2 a 5 pessoas, e deve conter no mínimo 1 criança menor de 16 anos e 1 adulto)

Link para inscrição: http://sites.minhasinscricoes.com.br/DisneyMagicRunRio

Local do evento:
Aterro do Flamengo – Monumento aos Pracinhas
Data e horário:
Segunda-feira, 12 de outubro (feriado)
Largada da corrida – 8 h
Largada da caminhada – 8 h 30 min

IMPORTANTE!
Atenção para a retirada de kits!
Local: Shopping Village Mall - Av das Américas, n. 3.900 – Barra da Tijuca – CEP: 22.640-102 – Rio de Janeiro - RJ (VillageHall – Centro de Eventos - Piso L2




Dica importante: Não deixe a retirada para última hora para evitar filas.

Links Importantes:
http://blogs.disney.com.br/disney-news/2015/09/15/disney-magic-run-leva-magia-5-cidades-brasileiras-2/

http://sites.minhasinscricoes.com.br/DisneyMagicRunRio



Durante toda essa semana estarei divulgando aqui no blog e na página do Farmale no Facebook dicas para o Dia das Crianças! 
Gostaria de ver seu evento ou produto divulgado aqui? Vamos conversar! Envie sua proposta para alede75souuza@gmail.comLink do página: www.facebook.com/FarmaleAchou 






Discovery Kids em Ação no Shopping Metropolitano Barra

O Discovery Kids em Ação está chegando ao Shopping Metropolitano Barra!
Tem movimento para toda a família: alongamento, corrida, chute ao gol e descida de tobogã! Permitida a entrada de crianças de 0 a 11 anos e sempre acompanhadas de 1 adulto responsável.

A entrada é gratuita!

A reserva de ingressos estará disponível no próprio evento. Os ingressos são válidos para utilização somente no mesmo dia de sua retirada.

Fonte: discoverykidsbrasil.uol.com.br/evento-kids-em-acao/

Quando?
 De 10 a 25 de setembro
 Domingo a Sexta, das 14h às 20h
 Sábados, das 10h às 20h
Fotos com personagem: quartas, sextas e sábados

Onde?
Shopping Metropolitano Barra
Shopping Metropolitano Barra
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300* Centro Metropolitano
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
CEP 22775-040
*Endereço de referência
Mapa: www.shoppingmetropolitanobarra.com.br/como-chegar/




Festival Food Truck Beira do Lago


Os melhores food trucs e food bikes do Rio vão estacionar no gramado Riocentro para o “Festival Food Truck - Beira do Lago”, evento que acontecerá em todos os finais de semana de agosto (exceto no dia 16).
Os jardins do Riocentro funcionarão como parque ao ar livre, com atrações para toda família, brincadeiras e oficinas. Ao todo, serão aproximadamente 20 food trucks e 13 food bikes que trarão o melhor da gastronomia, além de bares fixos, música com DJs e bandas ao vivo.

Local: Riocentro - gramado
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 11h às 22h
Classificação etária: livre
Entrada: gratuita
Valor estacionamento: R$15,00
Portão de entrada carros: Portão A
Acesso de pedestre: Portão B e H

Mais informações:
festivalfoodtruck@glbr.com.br
TEL: +55 (21) 2441-9100 // FAX: +55(21) 2441-9398

Formas de pagamento: Dinheiro e cartões somente de débito: Rede Elo, Visa e Mastercard

Vocês também podem acompanhar o que está rolando por lá na página do evento:
www.facebook.com/events/1642642432643401/


A livraria Entretexto Kids está por lá com muita diversão para os pequenos! Olhem as fotos na página deles nesse link: www.facebook.com/lojaentretextokids










Tecnologia Para Crianças

O uso de computadores, videogames, televisões e similares por crianças é bastante controverso. Existe quem diga que os aparelhos não oferecem riscos, outras pessoas argumentam que o tempo de exposição a eles deve ser mínimo e outros totalmente contra. Para evitar extremos, o ideal é buscar a moderação e o adulto responsável deve estar atento ao conteúdo exibido e ao tempo que a criança fica com esses aparelhos. 

Algumas vezes, principalmente para os pais que ficam sozinhos com os pequenos, precisamos de algum artificio para darmos conta dos afazeres da casa. Eu, por exemplo, passo grande parte do tempo sozinha com a minha filha, não conto com babá ou empregados para me ajudar, sozinha mesmo. Agora, com 3 anos, permiti o uso do tablet para que eu consiga fazer algumas coisas sozinha em casa, então deixo ela ouvindo historinhas ou brincando de jogo da memória encontrados em aplicativos para tablets direcionados a crianças.

Quando vamos a restaurantes, ou outro lugar que não tem ambiente infantil, não utilizamos o tablet ou celular para distrair minha filha, como ela adora desenhar e brincar com massinha, temos um kit passeio com papel, lápis de cor, canetinhas e massinhas para ela se distrair quando se sentir entediada. Eu e meu marido concordamos que deve ser muito inconveniente estar sentado num restaurante com a nossa filha mexendo no tablet distante da gente, sim, distante, poque a criança fica com a atenção toda voltada para o aparelho e não participa do jantar não socializa. Ah! Nunca usamos tablet ou celular no carro com ela e sempre passeamos, viajamos com traquilidade e harmonia. Sim, é possível uma criança passear de carro desconectada de aplicativos! E olha que a minha filha não é nada sossegada, tem toda a energia de uma criança da idade dela. Já até me perguntaram se ela é hiperativa!

Claro que existem aplicativos bastante interessantes para crianças, com histórias e jogos socioeducativos, mas nada disso substitui um bom passeio ao ar livre e atividades onde podemos brincar com os nossos pequenos, ou seja, interagir, estar junto com seu filho, o que certamente é a melhor maneira de reforçar os laços familiares. 

Liberar os aparelhos eletrônicos como tablets e celulares para as crianças é uma das maiores dúvidas de pais do mundo todo e aqui em casa não foi diferente, tanto que só agora com três anos permiti que a minha filha utilize alguns. Então, a partir da minha experiência, mesmo pequena, compartilho algumas dicas:
  • Procure por aplicativos que  não necessitem necessariamente estar ligados a rede, ou seja, a criança não terá acesso a conteúdos inadequados;
  • Procure por aplicativos com o selo internacional KidSafe Seal, que garante conteúdo seguro para crianças.
  • Participe sempre que possível junto com o seu filho das atividades dos aplicativos, são bem divertidas! 
  • Faça combinados com o seu filho: antes de usar estabeleça o tempo que poderá usar
  • Lembre-se de que os aplicativos e recursos eletrônicos não substituem os brinquedos convencionais no lazer e na aprendizagem das crianças 
  • O tempo que a criança passa com aparelhos eletrônicos impede que ela interaja com outros fatores do seu ambiente. Se o uso de dispositivos se torna um hábito, ele pode acabar virando um problema. Porém, com cuidados e a supervisão adequada, a atividade pode ser prazerosa e educativa.

Atualmente minha filha tem curtido bastante as historinhas do Timokids, um aplicativo para celulares e tablets com histórias e jogos socioeducativos ilustrados em 3D, narrados e legendados em diversos idiomas. Todas as historinhas tratam de temas presentes no cotidiano e crescimento das crianças como medos, birras, bagunças, convívio entre irmãos, e etc.bagunças, convívio entre irmãos, e etc. 

Fui pesquisar pelo aplicativo, para saber quem faz, qual a visão, proposta deles e gostei muito de saber que uma mãe empreendedora é a criadora do aplicativo! A Fabiany Lima, mãe de gêmeas e apaixonada por empreededorismo.  Fechamos então uma parceria onde os leitores do meu blog ao utilizarem o cupom farmale terão acesso gratuito a duas histórias. 

Para garantir a qualidade e segurança, todos os conteúdos publicados passam por uma rigorosa análise de psicólogos, além disso, o Timokids tem o certificado KidSafe, um selo internacional que garante que é 100% seguro para crianças, sem publicidade ou links externos.






Farmale Lojinha

Você já viu a lojinha do blog no Facebook? Lá você encontra cupons de desconto em lojas parceiras, produtos novos e usados também. Os produtos usados estão em ótimo estado!

Já pensou em fazer um bazar com suas roupas e objetos usados? E com as roupas, brinquedos e objetos dos pequenos? Eles crescem rápido e acabam perdendo peças que muitas vezes só foram usadas uma vez! Dá uma dó, não dá?
Então, quando fizer uma arrumação daquelas nos armários e encontrar algumas roupas, sapatos, bolsas, etc que você não usa mais, desapega!  Ou você está guardando achando que um dia vai dar vontade de usar novamente? Gente! DESAPEGA! Movimente essa energia parada na sua casa, isso não faz bem!

Passa lá na página facebook.com/FarmaleAchou para conhecer a loja do blog e quem sabe podemos fazer bons negócios? E mais ainda! Quem sabe você não se anima e faz um bazar também?

O link da Lojinha Farmale Achou é esse aqui: https://goo.gl/XSZEMq


Dá só uma olhada em uma das belezuras que você encontra lá na loja:



Projetos e Sonhos Virando Realidade


Novidades muito bacanas estão chegando no blog! Agora você já encontra os assuntos chaves em categorias, para facilitar a sua busca por informações e dicas aqui no blog. O Farmale Achou é um blog com temas e assuntos variados, mas alguns são corriqueiros por aqui, como alimentação, moda infantil, decoração de festas, coisas de mães, saúde (sou Farmacêutica) e sobre os nossos amigos animais. As palavras chaves continuam disponíveis para pesquisa de outros assuntos que possam interessar a vocês.

Aqui estão categorias em destaque:
  • Dicas das festeiras
  • O que tem nessa comida?
  • Tudo bem com a saúde?
  • Ser mãe
  • Dicas animais
  • Vestindo os pequenos


Em breve o blog terá a participação de profissionais participando de entrevistas com dicas super bacanas! 

As novidades não param por aí! Você pode acompanhar pelo Facebook também: 

Gostou das novidades? Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Quer ser um parceiro do Farmale Achou? Envie um e-mail e vamos conversar! alede75souza@gmail.com

Outlet com 50% na Marré Deci!

Quem gosta de desconto? Eu!!! E quando o Outlet tem 50% de desconto? E agora vai ficar ainda melhor! Você usa o cupom Farmale e leva mais 10% de desconto para a sua primeira compra!!! 


50% mais 10% de desconto!!!

Olha só algumas belezuras que estão com descontão!





Aperta o play!