slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Anti-inflamatórios na "Entrevista Farmacêutica"

Os anti-inflamatórios, sempre, estiveram no centro das atenções dos farmacêuticos. Os profissionais alertam a população para os perigos do uso indiscriminado desses medicamentos e para a necessidade de eles serem consumidos sob cuidados especiais e seguindo criteriosamente as suas orientações ou de um profissional da saúde. Isto, porque os anti-inflamatórios podem interagir, de forma indesejável, com outros medicamentos, desencadeando problema para a saúde, principalmente, se o paciente fizer uso contínuo de outros produtos.

“Um processo inflamatório, por exemplo, exige um anti-inflamatório com apresentação específica. Quando um paciente usa um desses medicamentos, por própria, ou seja, sem prescrição médica e sem orientação farmacêutica, a sua forma farmacêutica não é levada em conta, o que representa um risco à sua saúde. As formas farmacêuticas provocam diferentes respostas terapêuticas, o que significa dizer que o usuário pode estar tomando o medicamento inadequado e, muitas vezes, por tempo igualmente inadequado e, por conseguinte, não fazer efeito, ou mascarar uma doença”. Este é um dos alertas feitos pelo farmacêutico DR. JAIRO SOTERO NOGUEIRA DE SOUZA.


Ele é o convidado para falar sobre anti-inflamatórios na “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (21.09.16), com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

DR. JAIRO SOTERO é farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especializou-se em Farmácia Hospitalar e cursa o mestrado em Tecnologia Farmacêutica pela mesma instituição de ensino. DR. JAIRO SOTERO atua como professor de Tecnologia Farmacêutica do curso de Farmácia da UFRN. Também, é conselheiro federal de Farmácia (suplente) pelo seu Estado e integra a Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia.


A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia 

Nenhum comentário: