slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Estresse

Bem-estar Emocional

Embora problemas emocionais não causem a #doençainflamatoriaintestinal, em algumas pessoas, situações de #estresse, ou emoções fortes, podem levar a crises e piora dos sintomas⚠️. Isso não significa que todo mundo com estresse sofrerá uma crise, mas na qualidade de paciente de #DII, você sabe que o estresse pode ser um problema, portanto, é importante estar preparado(a) e aprender algumas técnicas para controlar o estresse 😉. O estresse pode ser uma presença constante na vida: mudança de emprego, casamento, mudança de casa, uma morte na família, criar filhos ou cuidar de pais idosos podem ser causas de estresse. Ter uma condição crônica pode causar DII. Mesmo pequenos aborrecimentos na vida podem ser estressantes. Não é possível eliminar completamente os eventos que produzem estresse, mas é possível mudar a maneira como reagimos a eles 👍.

Exemplos de controle de estresse incluem:

✔️Ouvir música para relaxar
✔️Caminhar em um local calmo
✔️Praticar meditação ou deitar em um quarto escuro por alguns minutos
✔️Conversar com um amigo ou terapeuta
✔️Tomar um banho longo
✔️Ler
✔️Biofeedback
✔️Exercícios de relaxamento e respiração
✔️Praticar #yoga ou tai chi
✔️Hipnoterapia

Se achar muito difícil lidar com o estresse e perceber que está ansioso(a) e irritado(a) a maior parte do tempo, você pode considerar técnicas de alívio de estresse estruturadas, como terapia comportamental cognitiva (TCC) ou programação neurolinguística (PNL).

Fonte 👉 Minha DII

Acredito que aceitação, resiliência e otimismo são o caminho para quem tem uma doença crônica viver em paz. E isso, está no seu interior. Está difícil encontrar? Procure um Psicólogo para te ajudar. Em uma doença crônica como as DII, o tratamento multiprofissional contribui muito para o sucesso do tratamento.

A paz vem de dentro, mas às vezes precisamos de uma ajudinha para encontrá-la 😉. 

Nenhum comentário: