slider

I Encontro Farmale: Uma conversa sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais com a Dra Giovana Zibetti
Keep fighting!
III Encontro Farmale: Ostomia e Doenças Inflamatórias Intestinais
I will beat IBD
Ali Jawad, paratleta do halterofilismo com doença de Crohn: Você é uma inspiração para todos nós!
II Encontro Farmale - Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais: Investigação Endoscópica Palestrante: Dr Flavio Abby
Compartilhe conosco sua história

Dia Mundial de Conscientização da Psoríase

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) podem apresentar, além dos sintomas gastrointestinais típicos (diarreia, hemorragias, cólicas abdominais, perda de peso, fístulas, estreitamento das paredes intestinais), sintomas referentes a acometimentos de outros órgãos e sistemas, conhecidos como Manifestações Extraintestinais (MEI).

A maioria dessas MEI pode afetar tanto os pacientes com Doença de Crohn (DC) quanto pacientes com Retocolite Ulcerativa (RCU) e pode afetar qualquer órgão ou sistema, apesar de haver diferenças quanto ao tipo de manifestação e sua frequência. Os órgãos mais afetados são a pele, articulações, olhos e o fígado.

As MEI nas DII podem surgir antes dos sintomas intestinais, concomitante, podendo ou não ter relação com a atividade da doença intestinal, sendo assim, nos períodos de remissão também podem surgir as MEI.

Fonte: Farmale 

A psoríase é uma das MEI e em geral, as lesões tendem a preceder uma crise da DII. A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, de causa ainda desconhecida, que afeta de 1 a 3% da população mundial. Atinge igualmente homens e mulheres. Caracterizada pela presença de manchas vermelhas, espessadas e descamativas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Podendo em outros casos se espalhar por toda a pele e também atingir as articulações. Existem dois (2) picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após 50 anos, mas podem surgir em qualquer fase da vida.
As causas exatas da psoríase ainda não estão totalmente esclarecidas. No entanto, todas as pesquisas científicas demonstram que a hereditariedade desempenha um importante papel e, em pelo menos 30% dos casos, existem antecedentes familiares afetados pela doença. Além da predisposição genética, existem fatores que podem desencadear ou agravar a doença: como fatores psicológicos, estresse, traumas cutâneos ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar, ingestão alcoólica e o uso de alguns medicamentos. Portanto é, importante que o Dermatologista que lhe acompanha seja informado de todos os fatores que ocorrem no seu dia a dia, bem como de todos os medicamentos que você usa.



Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2006, visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de esclarecimento da psoríase e mostrando como os pacientes podem conviver com a doença – que é crônica sistêmica, autoimune e não contagiosa que afeta principalmente a pele de cerca de 3% da população mundial, mas que possui inúmeras opções de tratamentos (tópicos, sistêmicos e com fototerapia).

Este ano, a entidade lança a campanha “Psoríase, um assunto para todos” com a exibição de um vídeo de quatro minutos contando a história de duas pacientes que atestam a importância do afeto e do apoio de familiares e pessoas mais próximas na superação da doença. A psoríase se manifesta, predominantemente, por lesões avermelhadas e descamativas na pele. Esse apoio afetivo e psicológico por parte dos familiares tem-se mostrado fundamental para que os pacientes se informem, adotem e não abandonem o tratamento adequado no combate à psoríase.



Além do filme, estão programadas ações digitais com a publicação de cards no Instagram e posts no Facebook. Essas peças desmistificam o preconceito, informam sobre a doença para torná-la cada vez mais conhecida, apresentam as principais formas de tratamento e orientam o paciente a procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Acesse informações completas sobre a campanha no site www.psoriasetemtratamento.com.br e espalhe esta mensagem!

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase tem apoio dos laboratórios farmacêuticos Abbvie, Janssen, Novartis e Lilly.


Psoríase pode atingir articulações

Cerca de 10% a 20 % dos pacientes com psoríase podem apresentar a artrite psoriásica. Na grande maioria das vezes, a doença se inicia na pele e somente após vários anos pode ocorrer a inflamação das articulações.

A inflamação das articulações provoca dores e outros sinais, como inchaço, vermelhidão e calor local. É mais frequente nas mãos e nos pés, mas pode surgir em qualquer parte do corpo.

Aparecendo sintomas, o dermatologista responsável pelo tratamento deve ser avisado imediatamente, pois essa manifestação associada que atinge as articulações deve ser tratada por outro especialista: o reumatologista.

Assim como nos demais tipos de psoríase, as causas da artrite psoriásica são desconhecidas. A doença pode ser desencadeada por fatores genéticos ou ambientais, como o estresse. Ocorre porque o sistema imunológico desencadeia uma resposta inflamatória intensa que, além de atacar a pele, atinge outros órgãos, como as articulações.

Nenhum comentário: